Imagem: Lucara Diamond Corp.
A Lucara e a HB Antwerp reforçaram a sua parceria com o objetivo de vender diamantes brutos de mais de 10,8 quilates, da mina Karowe, no Botsuana, que termina a 31 de Dezembro de 2032.
As duas empresas já tinham se associado pela primeira vez em 2020, a propósito da venda de diamantes grandes e de alto valor da Karowe, que representam cerca de 60% a 70% das receitas anuais da Lucara.
Com o recente acordo, os diamantes de mais de 10,8 quilates da Lucara vão ser vendidos a preços que têm como base o resultado estimado de cada diamante polido, determinado através de análises e planeamentos que usam uma tecnologia de ponta.
Esses preços terão também em conta o valor real pago nas vendas de polidos alcançadas posteriormente, menos uma taxa e o custo de fabrico.
O acordo apresenta várias semelhanças com os termos do primeiro acordo com a HB, no entanto tem algumas melhorias para refletir com mais precisão a forma como as empresas têm trabalhado juntas.
A CEO da Lucara, Eira Thomas, comentou sobre a parceria: “Já se passaram mais de dois anos desde que a Lucara iniciou uma abordagem que transformou as vendas dos seus diamantes de maior valor, trabalhando em colaboração com a HB para criar uma estrutura alinhada ao longo da cadeia de valor.”
Eira Thomas acrescentou: “Os diamantes da Karowe diferenciam-se com base na proveniência, excelência no fabrico e no compromisso com total transparência para todas as partes interessadas.”
No acordo assinado salienta-se, portanto, a transparência total na cadeia de valor dos processos de estabelecimento de preços, que cria uma importante estrutura de alinhamento entre todos os participantes dessa cadeia.
“Pela primeira vez, nos dez anos da nossa história, temos uma perceção do que acontece com cada diamante bruto de mais de 10,8 quilates produzidos na nossa mina, participando de cada etapa do processo de planeamento e fabrico até à venda final do polido. Essa abordagem não apenas estabilizou os preços para o nosso segmento de produção mais valioso, mas também aumentou a procura, que era um objetivo essencial”, explicou Eira Thomas.
A CEO referiu que a Lucara é uma das mais importantes empresas que fornecem diamantes grandes e de alto valor do tipo IIa e prima pela abordagem que oferece aos consumidores para que tenham confiança nos seus diamantes.
Ao seguir o método de transparência total também esperam a confiança total dos seus consumidores, em especial relativamente ao compromisso de práticas de mineração responsáveis no Botsuana.
Oded Mansori, cofundador e CEO da HB Trading BV afirmou: “Nos últimos dois anos, promovemos uma estreita parceria com a Lucara, fornecendo uma visão sem precedentes da cadeia de valor dos diamantes. Também através do uso de dados e informações para alinhar interesses e maximizar um impacte positivo.”
“O acordo reflete o compromisso renovado das duas empresas, que adotam uma nova abordagem de procura, transformação e distribuição de recursos minerais, com base na equidade, transparência e sustentabilidade. [Queremos] providenciar benefícios significativos a todos os participantes, incluindo ao povo e às comunidades do Botsuana”, conclui Mansori.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.