Imagem: Lucara Diamond Corp.
A Lucara Diamond tem sede em Vancouver, na Colúmbia Britânica, Canadá, e tem uma relação especial com a sua única mina: a mina de diamantes Karowe. É impossível uma ser mencionada sem a outra.
A mina Karowe, no Botsuana, está em produção desde 2012 e é uma das principais produtoras mundiais de diamantes Tipo IIa, de alta qualidade, com mais de 10,8 quilates. Todos os diamantes vendidos pela Lucara Botswana, uma subsidiária indireta integral da Lucara, são diamantes naturais, não tratados e obtidos de uma forma eticamente responsável, provenientes da mina de Karowe.
Desde o início da produção, a Lucara Botswana vendeu 214 diamantes por mais de 1 milhão de dólares americanos cada, e 10 diamantes individuais por mais de 10 milhões de dólares cada.
A empresa foi fundada pelo empresário sueco-canadiano Lukas Lundin, pela geóloga canadiana Eira Thomas e pela grande líder na indústria mineira Catherine McLeod-Seltzer, em 2007. Lundin, que faleceu em Julho deste ano, já foi presidente e diretor da Lucara, e a atual presidente e CEO da empresa é Eira Thomas (desde Fevereiro de 2018).
A empresa refere, no seu website, que “conta com uma diretoria e equipa de gestão experientes, atuando de forma transparente e de acordo com as melhores práticas internacionais nas áreas de sustentabilidade, saúde, segurança, meio ambiente e relações com a comunidade”.
A plataforma Clara Diamond Solutions é propriedade exclusiva da Lucara. A Clara Diamond Solutions foi criada para garantir vendas digitais de forma segura, usando análises juntamente com tecnologias contidas na nuvem e blockchain para modernizar a atual cadeia de fornecimento de diamantes.
A Lucara Diamond é também membro do Natural Diamond Council, um grupo composto por sete das principais empresas de diamantes do mundo, que existe para manter e aumentar a procura do consumidor e a sua confiança em relação aos diamantes.
A famosa mina que bate recordes mundiais
A mina Karowe é realmente uma mina de excelência e ela própria sinónimo de uma pedra preciosa (o significado da palavra karowe na língua local). Foi palco de algumas descobertas históricas de diamantes em bruto, sendo a única mina a recuperar três diamantes em que cada um possui mais de 1000 quilates.
A primeira grande descoberta foi a do diamante Sewelô com 1758 quilates, encontrado em 2019, que neste momento ocupa a terceira posição de maior diamante alguma vez descoberto; um diamante sem nome específico com 1174 quilates, encontrado em 2021 (em quarto lugar) e com 1109 quilates o Lesedi La Rona encontrado em 2015 e vendido por cerca de 53 milhões de dólares americanos (em quinto lugar na lista).
Já foram encontrados 25 diamantes com mais de 300 quilates e mais de 7000 diamantes com valores superiores a 10,8 quilates, segundo a empresa canadiana.
A Lucara Diamond esclarece ainda que tem grandes planos para a produtiva mina através de operações a céu aberto, até 2026, com potenciais operações subterrâneas até 2040. Além disso, a Licença de Mineração da mina de Karowe foi aprovada pelo Governo do Botsuana até 2046.
Os destaques do segundo trimestre de 2022
A Lucara Diamond registou uma receita dos três meses e seis meses que terminaram em 30 de Junho de 2022 no valor de 52,3 milhões de dólares americanos e 120,5 milhões de dólares, respectivamente.
Em relação aos destaques operacionais da mina Karowe para os três meses (até 30 de Junho) incluíram:
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.