A Lucapa Diamond registou um aumento de 36 por cento no preço médio de diamantes brutos das minas do Lulo e de Mothae no primeiro semestre de 2023, atingindo um valor médio de 1883 dólares norte-americanos por quilate, o que aumentou as receitas em 35 por cento para 46,8 milhões de dólares norte-americanos.
Esses resultados mostram a contínua e sólida procura por produções de qualidade superior, como as que têm origem nas minas Mothae e Lulo, afirmou o CEO da Lucapa, Stephen Wetherall.
As vendas de diamantes brutos da mina do Lulo registaram um aumento de 37 por cento, totalizando 14337 quilates no primeiro semestre, em comparação aos 10449 quilates do período homólogo do ano anterior.
Todavia, a mina de Mothae teve uma diminuição de 23 por cento das vendas de diamantes brutos, com um total de 14344 quilates.
Apesar da redução das vendas de Mothae, essa quebra foi compensada pelo aumento de 45 por cento no preço médio de cada quilate, que passou a valer 940 dólares norte-americanos.
Outro fator positivo para a Lucapa, segundo o seu comunicado de imprensa, foi o aumento da procura de gemas no mercado chinês e indiano.
A produção geral da Lucapa aumentou 1 por cento durante o primeiro semestre, para 30927 quilates.
Fontes: Rough & Polished e Lucapa Diamond