Lucapa alcança recordes operacionais no quarto trimestre

Em 2022 a Lucapa Diamond Company atingiu o valor recorde de receitas, provenientes da venda de diamantes brutos, de 149 milhões de dólares australianos, cerca de 105,7 milhões de dólares americanos.

Tendo em conta o quarto trimestre, que terminou no dia 31 de Dezembro do ano passado, as receitas de diamantes brutos foram no valor de 62,4 milhões de dólares australianos, aproximadamente 44,2 milhões de dólares americanos.

Stephen Wetherall, diretor executivo da Lucapa, comentou: “Foi outro trimestre de sucesso a nível operacional. Alcançámos vários novos recordes operacionais, [tivemos] resultados de exploração bastante positivos, retorno dos capitais investidos em Angola e continuámos a focar-nos no aumento das nossas receitas, considerando o atual ambiente financeiro.”

“Acima de tudo, as atividades de exploração do kimberlito no Lulo demonstraram os seus melhores resultados. Temos provas concretas de que a região kimberlítica do Lulo possui fontes primárias que contêm diamantes de tamanho especial e a nossa abordagem metódica está agora a revelar os resultados pelos quais temos trabalhado há muitos anos”, explicou o CEO.

A Lucapa tem participações em duas minas que produzem diamantes, a do Lulo, em Angola, e a Mothae, no Lesoto, e detém 100% do projeto diamantífero Merlin, na Austrália, e do projeto Orapa, no Botsuana.

Na mina aluvionar do Lulo, da qual detém 40%, foram recuperados 9 358 quilates no quarto trimestre, quando no período homólogo de 2021 foram extraídos 3 946 quilates, o que representa uma variação positiva de 137%.

Foi possível encontrar quatro diamantes com mais de cem quilates (159, 134, 123 e 115 quilates), o que elevou para dez o número de diamantes com mais de cem quilates recuperados no Lulo em 2022.

Diamantes com mais de 100 quilates cada
Imagem: Lucapa Diamond Company

A empresa notou ainda que durante o período foram encontrados vários diamantes coloridos, mas destacou quatro diamantes rosa que foram extraídos de 24, 18, 17 e 16 quilates.

No total, foram vendidos 8 293 quilates de diamantes brutos, totalizando um lucro de 36,2 milhões de dólares americanos durante o quarto trimestre.

O valor inclui também a venda de sete diamantes brancos e rosa do Tipo IIa num leilão privado realizado pela Sodiam, em Angola, em Novembro de 2022.

Nesse leilão privado foi possível arrecadar 20,4 milhões de dólares americanos graças a uma média de 26 536 dólares americanos por quilate vendido.

Relativamente à mina Mothae, da qual a Lucapa tem uma participação de 70%, no quarto trimestre foram recuperados 5 658 quilates de brutos, o que se traduz numa variação negativa de 30%, uma vez que no quarto trimestre de 2021 foram extraídos 8 033 quilates.

A única categoria que registou um aumento na mina do Lesoto foi a de diamantes especiais, ou seja, com mais de 10,8 quilates. Durante o período foram encontrados 45 diamantes, mais cinco do que no período homólogo anterior.

No entanto, Wetherall disse que as equipas da empresa estão confiantes de que irão resolver as restrições na mina Mothae e que os testes que vão ser realizados em breve irão determinar qual será a melhor solução estratégica para que a Lucapa recupere o valor que investiu no Lesoto.

A Lucapa Diamond Company também avançou no estudo de viabilidade do projeto Merlin e renovou o contrato de mineração para 25 anos, terminando assim apenas em 2047.

“Estamos ansiosos para 2023 com mais resultados de amostras a granel do Lulo e com o desenvolvimento do estudo de viabilidade do Merlin, enquanto trabalhamos para construir a nossa terceira mina de diamantes e primeira na Austrália”, destacou Stephen Wetherall.

Fonte: Lucapa Diamond Company

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.