Categories: DestaquesEntrevistas

Lorraine West: tudo menos convencional

A Com um catálogo repleto de jóias que já conquistaram múltiplas personalidades de Hollywood, a designer autodidata cria peças únicas que captam a sua essência enquanto mulher e empreendedora que esculpiu o seu próprio caminho na indústria joalheira.

Lorraine West é o epítome de originalidade e inovação. Todas as suas criações, feitas dos mais variados metais e pedras preciosas, possuem caraterísticas distintas e imediatamente reconhecíveis como sendo da sua marca, Lorraine West Jewelry (LWJ). Um casamento perfeito entre a elegância e o luxo está bem patente nos seus designs arrojados.

A artesã começou a interessar-se pelo design de jóias quando ainda era estudante de Ilustração, no Fashion Institute of Technology, em Nova Iorque.

Um dia Lorraine decidiu entrar numa loja de materiais para jóias, perto do campus, e comprou arame, missangas e ferramentas. A designer dava assim os seus primeiros passos no mundo da joalharia.

Uma das primeiras celebridades a encomendar uma das peças de Lorraine foi a cantora e compositora Erykah Badu, que ela reconhece até hoje como sua musa, que conheceu numa leitura de poesia, em 1996, e a quem ofereceu uma ilustração que criou num projeto da universidade.

A joalheira trabalhou na área em que se licenciou ainda durante alguns anos, e que ajuda agora a complementar as suas criações todas feitas à mão, em Nova Iorque, até se dedicar exclusivamente ao design de jóias.

Gargantilha Shooting Star em ouro rosa 18k com diamantes provenientes do Botsuana, obtidos de forma ética e sustentável, para o projeto #BlackisBrilliant da De Beers
Imagem: Alain Simic/Lorraine West

Lorraine West (LW) falou à Natural Diamond World (NDW) sobre o seu primeiro design com diamantes naturais, a importância que assumem nas suas criações e as mudanças a que tem assistido na indústria. Falou ainda em exclusivo sobre a sua recente visita ao Botsuana.

NDW: O que a levou a introduzir diamantes nas suas peças e quando começou a fazê-lo?

LW: Comecei a trabalhar com diamantes em 2011, quando a minha querida amiga Kristen conheceu o homem dos seus sonhos, o Morten. Meses depois de começarem a namorar, ele estava pronto para a pedir em casamento e assim surgiu uma grande oportunidade, quando ele me perguntou se eu poderia desenhar o anel. Aceitei o trabalho imediatamente.

O casal conheceu-se na América do Sul, cercado por vulcões. Usei isso como inspiração-chave na conceção dos anéis. O diamante amarelo bruto no anel de noivado da Kristen foi inspirado na lava dos vulcões e na paixão que têm um pelo outro.

A aliança de casamento de Morten incluía um diamante bruto amarelo em forma de cubo. O casal está casado desde 2012 e até hoje guarda com carinho a história que as alianças contam sobre a sua jornada de amor.

Anel de noivado com diamante amarelo e alianças criados para o casal Morten e Kristen
Imagens: Ms-Take/Lorraine West

NDW: Muitas das suas criações são inspiradas na simbologia e nas formas geométricas. Qual é a principal razão por trás dessa inspiração?

LW: Sempre gravitei em torno de formas geométricas e símbolos que representam ascensão.

Procuro maneiras de os tornar abstratos para dar um toque mais interessante, ou como início de conversa sobre os meus designs. Adoro linhas limpas e formas com um toque adicional e um significado oculto.

NDW: Ao descrever as suas peças, costuma mencionar que foram elevadas com diamantes. Pode dizer-nos um pouco mais sobre o papel dessas gemas nas suas jóias?

LW: A maioria dos meus designs de anel de noivado inclui um diamante no centro, diamantes accent [usados para complementar a pedra principal] ou em pavé.

Gosto de usar apenas diamantes como a pedra preciosa de escolha, ou misturar pedras coloridas com diamantes. Sempre adorei diamantes naturais e é um sonho trabalhar com eles para trazer aquele brilho extra e mística aos meus designs.

Anel de noivado com diamante de corte princesa e diamantes em pavé
Imagem: Alain Simic/Lorraine West

NDW: Criou jóias para grandes estrelas da música e do cinema, como Beyoncé, Lizzo, Zendaya e Viola Davis. Como se sente a ver o seu trabalho exposto em diversos eventos e a contribuir para a cultura Negra?

LW: Fico entusiasmada ao ver o meu trabalho em estrelas que são mestres no seu próprio ofício e inspiram as massas a serem melhores. Tenho orgulho de contribuir para a cultura. É uma troca épica de poder e beleza.

NDW: Visitou recentemente o Botsuana, em parceria com a De Beers. Como foi essa experiência?

LW: Fui selecionada para o projeto da De Beers #BlackisBrilliant. Desenhei peças de alta joalharia com diamantes da De Beers do Botsuana. A Keke Palmer usou as minhas criações, com a ajuda dos estilistas de celebridades Wayman & Micah, em Janeiro deste ano.

Keke Palmer no New York Film Critics Circle Awards 2023, em Nova Iorque, adornada com jóias de diamantes criadas por Lorraine West
Imagem: Dia Dipasupil/Getty Images/Lorraine West
Anéis e brincos com diamantes fornecidos pela De Beers, usados por Keke Palmer, de 12,54 quilates no total, incluindo as pedras da gargantilha
Imagem: Alain Simic/Lorraine West

Ter desenhado peças com diamantes do Botsuana e depois visitar o país de onde os diamantes provêm, foi um momento de orgulho para mim.

A viagem ao Botsuana teve um forte impacte na minha vida. Ainda estou a processar como descrever o que a viagem significou para mim.

Foi um grande presente visitar a mina Orapa, operada pela Debswana, e a Sede da De Beers. Aprendemos o quão sustentável e sofisticado é o processo de extração de diamantes da mina até à venda dos brutos.

Os diamantes do Botsuana apoiam o seu país ao fornecer assistência médica, educação, apoio a pequenas empresas locais, treino, emprego e preservação do habitat do Parque Nacional do Botsuana. Os Tswana [cidadãos do país] brilham como os seus diamantes naturais, cheios de integridade, beleza e inteligência.

A joalheira a observar diamantes brutos na Sede da De Beers no Botsuana
Imagem: De Beers/Lorraine West
Lorraine West na mina Orapa
Imagem: Lorraine West

NDW: Qual é a maior mudança que notou na indústria enquanto mulher, desde que começou a trabalhar e fundou a sua própria marca?

LW: É entusiasmante ver que nos últimos três anos mais mulheres negras entraram na indústria de jóias de luxo, ao tornarem-se gemólogas, desenharem coleções prolíficas, trabalharem com retalhistas de luxo e a aumentarem a visibilidade das suas marcas através de campanhas estratégicas de marketing.

NDW: A Lorraine vai receber o Prémio Inspiração no próximo Diamonds Do Good Awards, devido ao seu talento e perseverança na indústria de diamantes e jóias. O que representa esse prémio para si?

LW: O Prémio Inspiração da Diamonds Do Good representa longevidade e celebração para mim. É uma honra ser reconhecida a este nível. Posso dizer, com confiança, que mereço e conquistei o prémio depois de 26 anos a criar jóias para clientes comuns e para lendas da indústria da música, da televisão e do cinema.

Desde o meu início na área de joalharia de moda até a conceção de jóias com diamantes de luxo, o que estou a fazer neste momento, é apenas um sonho que se tornou realidade. Essa honra inspirou-me a crescer ainda mais como designer e empreendedora. O meu melhor trabalho ainda está por vir.

LW a inspecionar um diamante bruto na Sede da De Beers
Imagem: De Beers/Lorraine West

NDW: O que mais pode ser feito para haver uma indústria mais inclusiva e diversificada?

LW: A quem possa interessar, analise à partida os seus preconceitos relativamente às questões de raça e de género.

Há espaço para todos nós iluminarmos e fazermos crescer a economia. Orientar e auxiliar no desenvolvimento de novos talentos. Mostrar as maneiras de entrar neste setor e como ter sucesso. Isso requer vários elementos e pessoas!

NDW: Qual é o legado que quer deixar na indústria de diamantes e de jóias?

LW: O legado que quero deixar na indústria de diamantes é que a minha humanidade, liderança e designs acrescentaram qualidades, como valor, inspiração, amor e beleza.

Sara Almeida

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.