Lily James no Botsuana pela causa dos diamantes naturais

A atriz e recém-nomeada Embaixadora Global do Natural Diamond Council, Lily James, visitou o Botsuana, no mês passado, para compreender melhor os aspetos positivos da indústria de diamantes naturais e o verdadeiro impacte que tem nas comunidades locais.

spot_img

Lily James é uma das embaixadoras mundiais da indústria diamantífera, mais especificamente do Natural Diamond Council (NDC), desde Setembro. O NDC patrocinou uma visita da embaixadora ao país, conhecido pelos seus inúmeros diamantes naturais e únicos.

Antes de visitar os espaços relacionados com os diamantes, esteve quatro dias num safari na Selinda Reserve, um santuário de vida selvagem, com 130 000 hectares, que acolhe milhares de elefantes e o célebre Selinda Lion Pride.

Já na rota dos locais específicos dos diamantes, a atriz passou pelo Orapa Game Park, que começou a ser desenvolvido por “membros preocupados da comunidade de Orapa, a partir de 1985”, segundo a Debswana, parceira da empresa diamantífera De Beers no país, que assume o “compromisso de tentar minimizar o impacte negativo da exploração diamantífera no ambiente”.

Lily James no Orapa Game Park
Imagem: Molly SJ Lowe

De seguida, Lily James foi ver pessoalmente os diamantes naturais no seu local de origem, na mina Karowe, da Lucara Diamond Corp., assim como as instalações da De Beers Global Sightholder Sales na capital do país, Gaborone.

O último lugar a ser visitado pela embaixadora do NDC foi a fábrica de lapidação e polimento da KGK Diamonds em Gaborone, inaugurada em Setembro de 2015.

Lily James esteve com alguns dos seus funcionários, que são na maioria cidadãos locais com uma relação bastante próxima com a indústria de diamantes naturais, uma vez que é deles que vem o seu sustento.

Os diamantes são realmente essenciais à vida económica do Botsuana, gerando cerca de 30% da sua receita e 70% dos seus ganhos em divisas de diamantes.

Antes de seguir para a capital, Lily James também se encontrou com alunos e professores da Livingstone House Primary School, uma das quatro escolas da comunidade de Orapa que são administradas pela Debswana.

A embaixadora do NDC com alguns alunos da Livingstone House Primary School
Imagem: Molly SJ Lowe

A parceria da indústria diamantífera com o governo do Botsuana apoia o sistema de educação nacional ao ajudar cerca de 522 000 crianças por ano, com acesso de forma gratuita ao ensino primário e secundário.

Além disso, a indústria de diamantes naturais contribui para o setor da saúde, ajudando mais de quatro milhões de pessoas no mundo, e também é uma grande participante no desenvolvimento de infraestruturas essenciais como escolas, hospitais e estradas.  

Lily James assume ter ficado “impressionada com a beleza natural e as comunidades vibrantes que viu no Botsuana”.

“Saber que uma grande parte desta terra, mais de mil milhas quadradas [cerca de 2,589.988 quilómetros quadrados] a nível global, é protegida pela indústria de diamantes naturais faz-me ficar bastante orgulhosa por ser a Embaixadora Global do Natural Diamond Council”, acrescentou a estrela do mundo do cinema e, agora, dos diamantes naturais.

O CEO do Natural Diamond Council, David Kellie, que também visitou o Botsuana pela primeira vez, comentou que foi uma experiência incrível e que “já tinha ouvido falar bastante do impacte positivo que a indústria de diamantes naturais tem no país, mas nada poderia prepará-lo para a experiência real que encontrou”.

Kellie concluiu o seu relato sobre a visita, elogiando a indústria que “é um exemplo para outros de como as colaborações entre governos e negócios podem transformar as vidas de várias pessoas e das comunidades em que vivem”.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES