Imagem: Pioneer Tender House
Um diamante rosa extravagante de 29,52 quilates vai ser leiloado esta semana pela Pioneer Tender House. O Protea Pink foi descoberto nas margens do rio Orange.
A pedra preciosa, chamada Protea Pink por apresentar tons de rosa semelhantes aos da flor nacional da África do Sul, a prótea, possui 29,52 quilates, uma clareza excecional e é do tipo II.
O diamante extraordinário será leiloado pela Pioneer Tender House durante esta semana, com o leilão privado a terminar nesta sexta-feira, dia 30.
A Pioneer Tender House é administrada pela Organização dos Produtores de Diamantes da África do Sul (SADPO), cuja CEO é Yamkela Makupula.
Foi encontrado no rio Orange, que é conhecido como a área com o maior valor médio por quilate no mundo, assim como por ter o menor teor em quilates por cem toneladas de qualquer área ativamente minerada, explicou Lyndon de Meillon, geólogo e vice-presidente da SADPO, ao Mining Weekly.
O rio é também conhecido por ter sido palco da primeira descoberta de um diamante na África do Sul, o Eureka, encontrado em 1867 perto de Hopetown, e de um diamante ainda de maior dimensão, dois anos depois, o Estrela da África do Sul, que levou a uma corrida aos diamantes nesse local.
Alguns dos mais notáveis diamantes vendidos por preços que estabeleceram recordes mundiais também foram descobertos no rio, que incluem o Pink Star e o Orange.
O Pink Star, um diamante rosa de 59,6 quilates, leiloado pela Sotheby’s em 2013, arrecadou 83 milhões de dólares norte-americanos, e o Orange, uma pedra laranja de 14,82 quilates, foi vendido pela Christie’s em 2013 por 35,5 milhões de dólares.
Lyndon de Meillon acrescentou que o Protea Pink provavelmente teve a sua origem nos kimberlitos do Lesoto, há 90 milhões de anos, e viajou para o rio Orange, ficando preso numa parte do rio, a aproximadamente 500 quilómetros da sua fonte.
Ainda de acordo com o geólogo e vice-presidente da organização, as atuais empresas de mineração de diamantes de aluvião “não utilizam produtos químicos no seu processo de recuperação e a reabilitação das áreas de mineração provou melhorar a capacidade de carga da terra”.
Fontes: Mining Weekly, Wikipédia, SADPO
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.