Leilão com jóias da realeza e da nobreza

O 'Royal and Noble', que será no dia 18 deste mês, conta com vários itens que pertenceram a elementos da realeza e da nobreza, entre os quais alguns possuem uma pedra preciosa fundamental nas suas luxuosas coleções: o diamante.

spot_img

O leilão bastante apreciado pelo público que a Sotheby’s realiza anualmente, na capital britânica, tem como principal destaque, pelo seu valor e sobretudo pelo facto de ter sido usado algumas vezes por uma importante e popular figura da família real britânica, a princesa Diana.

Trata-se da cruz Attallah, um pingente em forma de cruz de pedras ametista e diamantes de lapidação circular, criada pela Garrard, em 1920.

A jóia tem um preço máximo estimado de pré-venda de 120 000 libras, cerca de 135 991 euros, e o lance mais elevado até ao momento foi de 80 000 libras, ou seja, de aproximadamente 90 661 euros.

Cruz Attallah
Imagem: Sotheby’s

A mais conhecida aparição da cruz a ser usada pela antiga princesa de Gales foi em 1987, quando a joalharia lhe emprestou o pingente para “fazer par com um requintado vestido roxo e preto em veludo no estilo barroco, da Catherine Walker”, de acordo com a Sotheby’s, para um evento da Birthright, uma instituição de caridade que lutava pela proteção dos direitos durante a gravidez e o parto.

Princesa Diana com o pingente de ametista e diamantes
Imagem: Express & Star

Diana colaborou com a Garrard em várias ocasiões, como na criação do seu anel de noivado de safira e diamantes, em 1981, quando ainda era joalheiro da Coroa.

Naim Attallah, dono da Garrard e amigo da aristocrata, adquiriu a cruz logo após a sua morte, e permaneceu na família, sem ser usada, desde então.

De seguida, está um par de brincos de diamantes em clip, da Theo Fennell. Os brincos, que pertenciam a uma mulher da nobreza, foram criados em forma de escudo e têm cada um único diamante de lapidação brilhante e entre 1 a 2 quilates.

Brincos de diamantes, da Theo Fennell
Imagem: Sotheby’s

O par tem um valor estimado de até 3 000 libras, o equivalente a 3 400 euros, no entanto, até ao momento, a licitação mais alta foi de 2 400 libras ou 2 720 euros.

O terceiro lote da lista é um alfinete de diamantes rose-cut e em ouro em forma de lua, do século XIX.

Alfinete de diamantes
Imagem: Sotheby’s

O artigo era propriedade da Baronesa Agnes Schimmelpenninck van der Oye, que era uma dama de companhia da Rainha Guilhermina dos Países Baixos até o seu casamento com Frans van Beeck Calkoen, em 1945, o então presidente da câmara de Ouderkerk aan den Ijssel e posteriormente de Barn, explicou a Sotheby’s.

O alfinete está estimado valer 3 000 libras, cerca de 3 400 euros. Até ao momento, o lance mais elevado foi de 2 000 libras, ou seja, de aproximadamente 2 267 euros.

Por último, estão dois pares de brincos semelhantes, porque possuem o mesmo design, são da mesma joalharia e os diamantes têm as mesmas caraterísticas, com duas exceções: têm cores e pesos diferentes.

Um par é dourado, pesando 20,8 gramas, e o outro é prateado e pesa 20,5 gramas.

Ambos os pares se chamam ‘Opera Tulle’ e são da joalharia italiana Buccellati. No total, possuem diamantes entre os 0,30 e os 0,90 quilates, de lapidação brilhante e dispostos em pavé. Além disso, a organizadora do leilão afirmou que cada par pertencia a uma mulher da nobreza.

O preço máximo estimado de pré-venda de cada um é de 3 000 libras, cerca de 3 400 euros, e a maior oferta até agora foi de 2 000 libras, o equivalente a 2 266 euros.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES