Categories: DestaquesMinas

Koffiefontein: a mina com diamantes de “primeira água”

A mina está localizada a cerca de 80 km da cidade de Kimberley, na província de Free State, na África do Sul. A Koffiefontein é “um depósito de baixo grau, mas isso é compensado pelo valor muito alto da sua produção de diamantes”, afirma a empresa exploradora da mina, Petra Diamonds.

A mina produz pedras brancas de boa qualidade (numa proporção regular entre 5 e 30 quilates) e ocasionalmente diamantes rosa excecionais.

Diamante rosa da Koffiefontein
Imagem: Petra Diamonds

O maior diamante bruto encontrado na mina foi um diamante de 232 quilates, em 1994.

Uma notória longevidade, mas com algumas interrupções

Em 1870 foram encontrados os primeiros diamantes na quinta Koffiefontein. No entanto, a exploração da mina começou em 1887 e a mina foi adquirida pela De Beers, em 1911.

Desde o início a mina Koffiefontein tem-se destacado pela ótima qualidade dos seus diamantes, o que levou o especialista em pedras preciosas Edwin Streeter a comentar, em 1898, que os diamantes da mina eram de first water (primeira água), isto é, tinham uma clareza e transparência singulares.

Diamantes brancos da mina Koffiefontein
Imagem: Petra Diamonds

Contudo, a mina esteve encerrada durante um período que coincidiu com o advento da Grande Depressão, em 1932. Todos os trabalhos na mina foram, então, suspensos.

Entre 1950 e 1953, um poço de prospecção foi afundado, seguido de uma produção limitada. A mina foi reaberta em 1970 e os preparativos para o aumento da produção foram concluídos em 1971. A De Beers apostou na exploração da mina a céu aberto, prosseguindo até uma profundidade de 270 metros.

O desenvolvimento subterrâneo começou em 1974, através de um programa para recolher amostras. Em 1982, a produção subterrânea acabou devido à queda que houve no mercado de diamantes em 1981, retomando a produção em Março de 1987.

Em Fevereiro de 2006, a De Beers terminou a exploração da mina quando o direito de mineração da Koffiefontein cessou e, em Julho desse mesmo ano, a Petra Diamonds começou a operar a mina, concluindo a sua aquisição em Julho de 2007, continuando a fazê-lo até aos dias de hoje.

Diferenças significativas nas receitas

A Petra Diamonds teve um lucro de 27,9 milhões de dólares americanos em 2021, e de 21,5 milhões de dólares este ano. A mina também registou uma queda de quase metade em relação aos diamantes vendidos no ano de 2021, com 66 650 quilates para 36 950 quilates.

No ano passado foram tratadas 754 369 toneladas, enquanto este ano diminuíram cerca de 38%, para 466 957 toneladas. Outro número indicativo dos resultados da mina, que verificou uma redução, foi o número de diamantes produzidos: de 59 151 quilates para 35 302 quilates, diminuindo 40% este ano.

Um aspeto positivo dos resultados deste ano é o preço médio por quilate do diamante, que passou de 419 dólares americanos para 581 dólares.

Quais são as opções para o futuro da mina?

A exploração da mina Koffiefontein tem um término previsto para 2025 e, neste momento, a Petra Diamonds está “a explorar opções para uma saída responsável e a avaliar manifestações de interesse não vinculativas, recebidas após o final do ano para a mina”. Caso uma transação de venda não se concretize, a Petra Diamonds declara que vai avaliar as suas opções e continuará a operar a mina com responsabilidade.

A empresa esclarece, no seu website, que o projeto BRE (a reengenharia de processos de negócio) em Koffiefontein visa proporcionar operações sustentáveis ​​até o encerramento da mina.

Como houve uma diminuição das toneladas produzidas, a Petra Diamonds teve de reduzir a mão-de-obra em Koffiefontein. Pelo menos 150 trabalhadores seriam dispensados, como noticiado em Abril pelo Rough and Polished. O processo de reestruturação do número de trabalhadores foi concluído no dia 30 de Junho de 2022.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.