A Karelian Diamond Resources levantou fundos suficientes que possibilitam o avanço da sua concessão de exploração de diamantes na Finlândia. A angariação foi feita através da venda de 12 500 000 ações ordinárias a 0,00025 euros, conseguindo chegar ao valor final de 250 000 libras antes de serem consideradas despesas.
A angariação foi organizada pela Monecor (London) Ltd, que negociou como OvalX, que atua como intermediária da empresa a fim de captar recursos.
A OvalX terá 600 000 warrants, ou seja, opções de compra de uma determinada quantidade de ações a um determinado valor, mas neste caso específico será a um preço de 2 pence por ação ordinária e exercível por um período de 2 anos a partir da admissão das ações de captação de recursos.
Caso todos os warrants sejam utilizados no dia 5 de Dezembro de 2024 ou antes, iria gerar-se um valor extra de 512 000 libras de financiamento para a empresa, além do valor que já foi garantido com a arrecadação de fundos.
A Karelian Diamond afirmou que a angariação fortalece a posição de que consegue ter capital suficiente para as suas atividades antes da reunião que será realizada em Dezembro a propósito da concessão de exploração do depósito de diamantes Lahtojoki, na Finlândia.
O conselho de administração acredita que o depósito contenha diamantes incolores de alta qualidade e diamantes coloridos, incluindo rosa bastante valiosos.

Imagem: Karelian Diamond Resources
A empresa considera que o depósito de diamantes Lahtojoki, quando for desenvolvido, vai tornar-se a primeira mina de diamantes na Europa, fora da Rússia. Foi comprada à A&G Mining Oy por 150 000 euros e um dos termos do acordo é que a Karelian Diamond terá de pagar uma de duas opções de royalties.
A primeira opção envolve o pagamento de um royalty de 1% à antiga proprietária, em diamantes ou dinheiro, caso a produção da mina chegue aos 2,5 milhões de quilates e a segunda está relacionada com o pagamento de um royalty de 2% se a produção de diamantes ultrapassar os 2,5 milhões de quilates.
No entanto, o valor arrecadado também será utilizado para iniciar o trabalho de exploração nas duas novas licenças concedidas na Irlanda do Norte com níquel-cobre-platina, semelhantes a um dos mais famosos depósitos com os mesmos materiais, o de Noril’sk, na Rússia.
O presidente da Karelian Diamond, Richard Conroy, comentou o resultado da obtenção de novos fundos: “Congratulo-me com a conclusão desta angariação, pois esperamos um momento entusiasmante para a empresa e a próxima reunião de procedimentos de pesquisa, em Dezembro, é um marco importante na jornada para o desenvolvimento de uma mina em Lahtojoki.”