Junho marcado por aumento de procura de relógios suíços

As exportações de relógios suíços aumentaram significativamente no mês passado nos principais mercados mundiais, mas especialmente em Hong Kong, onde se registou a maior procura dos últimos anos.

A procura de relógios aumentou 14 por cento a cada ano, com as exportações a totalizarem cerca de 2,82 mil milhões de dólares norte-americanos no mês de Junho, de acordo com a Federação da Indústria Relojoeira Suíça (FH).

“As exportações de relógios suíços não mostraram sinais de fraqueza em Junho – muito pelo contrário”, referiu comunicado da Federação.

Acrescentou que o aumento marcou um semestre de crescimento em cada mês, recentemente impulsionado pela forte recuperação sentida no mercado de Hong Kong.

A FH observou que “Hong Kong terminou o primeiro semestre a um ritmo muito estável, regressando a valores próximos daqueles verificados em 2017 nos primeiros seis meses do ano”.

Houve um aumento de 46 por cento na região administrativa especial a nível de exportação de relógios suíços, quando em Maio tinha aumentado apenas 10 por cento, para aproximadamente 243,3 milhões de dólares norte-americanos. O crescimento notório é atribuído ao regresso do turismo em Hong Kong após o governo levantar as restrições às viagens.

Em relação à China, registou-se um aumento de 9 por cento, para 296 milhões de dólares.

Foi igualmente verificada uma subida de 9 por cento nas exportações de relógios para os Estados Unidos, no valor de 408,2 milhões de dólares, o que representou uma ligeira desaceleração considerando o mês de Maio mas, segundo a FH, “permaneceu o principal destino das exportações de relógios suíços”.

No continente europeu verificaram-se diferentes resultados durante o mês. França, Itália e Alemanha continuaram a registar aumentos, verificando-se o oposto em Espanha, no Reino Unido e nos Países Baixos.

Também ocorreram aumentos em todas as categorias de preços de relógios. A categoria que apresentou uma maior subida, de 19 por cento, foi a de peças entre 200 e 500 francos suíços (cerca de 229 e 574 dólares norte-americanos).

De seguida foi a categoria de relógios no valor de 3000 francos suíços, aproximadamente 3450 dólares norte-americanos, que aumentou 16 por cento.

Durante o primeiro semestre do ano, as exportações de relógios suíços cresceram 11,8 por cento ano a ano, para cerca de 15,39 mil milhões de dólares norte-americanos.

A Federação da Indústria Relojoeira Suíça salientou o facto de a procura por relógios suíços não ter sido afetada pelo contexto desafiante em termos económicos e geopolíticos. Acrescentou que as previsões para o final do ano relativamente ao mercado de relógios “são claramente positivas”.

Fontes: Rapaport, FH

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.