Imagem: Mouawad
As exportações de relógios suíços aumentaram significativamente no mês passado nos principais mercados mundiais, mas especialmente em Hong Kong, onde se registou a maior procura dos últimos anos.
A procura de relógios aumentou 14 por cento a cada ano, com as exportações a totalizarem cerca de 2,82 mil milhões de dólares norte-americanos no mês de Junho, de acordo com a Federação da Indústria Relojoeira Suíça (FH).
“As exportações de relógios suíços não mostraram sinais de fraqueza em Junho – muito pelo contrário”, referiu comunicado da Federação.
Acrescentou que o aumento marcou um semestre de crescimento em cada mês, recentemente impulsionado pela forte recuperação sentida no mercado de Hong Kong.
A FH observou que “Hong Kong terminou o primeiro semestre a um ritmo muito estável, regressando a valores próximos daqueles verificados em 2017 nos primeiros seis meses do ano”.
Houve um aumento de 46 por cento na região administrativa especial a nível de exportação de relógios suíços, quando em Maio tinha aumentado apenas 10 por cento, para aproximadamente 243,3 milhões de dólares norte-americanos. O crescimento notório é atribuído ao regresso do turismo em Hong Kong após o governo levantar as restrições às viagens.
Em relação à China, registou-se um aumento de 9 por cento, para 296 milhões de dólares.
Foi igualmente verificada uma subida de 9 por cento nas exportações de relógios para os Estados Unidos, no valor de 408,2 milhões de dólares, o que representou uma ligeira desaceleração considerando o mês de Maio mas, segundo a FH, “permaneceu o principal destino das exportações de relógios suíços”.
No continente europeu verificaram-se diferentes resultados durante o mês. França, Itália e Alemanha continuaram a registar aumentos, verificando-se o oposto em Espanha, no Reino Unido e nos Países Baixos.
Também ocorreram aumentos em todas as categorias de preços de relógios. A categoria que apresentou uma maior subida, de 19 por cento, foi a de peças entre 200 e 500 francos suíços (cerca de 229 e 574 dólares norte-americanos).
De seguida foi a categoria de relógios no valor de 3000 francos suíços, aproximadamente 3450 dólares norte-americanos, que aumentou 16 por cento.
Durante o primeiro semestre do ano, as exportações de relógios suíços cresceram 11,8 por cento ano a ano, para cerca de 15,39 mil milhões de dólares norte-americanos.
A Federação da Indústria Relojoeira Suíça salientou o facto de a procura por relógios suíços não ter sido afetada pelo contexto desafiante em termos económicos e geopolíticos. Acrescentou que as previsões para o final do ano relativamente ao mercado de relógios “são claramente positivas”.
Fontes: Rapaport, FH
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.