Algumas das jóias pessoais da rainha de Inglaterra podem ser vistas agora em Buckingham Palace, a residência da monarca em Londres. A mostra foi organizada pelo Royal Collection Trust para celebrar o ano do Jubileu de Platina de Isabel II e inclui o seu famoso diadema de diamantes.
Caroline de Guitaut, curadora da exposição, explicou que as jóias pertencem à colecção pessoal da rainha, que as usa frequentemente e raramente estão disponíveis ao público. As fotografias de Isabel II usando as jóias, junto a cada uma das peças em destaque, é mais um motivo para não se perder a oportunidade de visitar Buckingham.
A coroa de diamantes e pérolas tem um valor incalculável. É composta de 1.333 diamantes e 169 pérolas e foi criada em 1821, para a cerimónia de coroação de Jorge IV. Os diamantes estão dispostos em forma de uma rosa, acompanhados por outros emblemas nacionais da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales. Dorothy Wilding tirou as fotos de Isabel II a usar a jóia com que havia de ser coroada no ano seguinte. Wilding tirou muitas outras fotografias da rainha durante o seu reinado, bem como da família real.
Esta exposição marca a tradicional abertura de verão do palácio de Buckingham, que não se realiza há dois anos por causa da pandemia e estará aberta ao público até 2 de Outubro.
(Fotografia de Isabel II feita por Dorothy Wilding em 1952: da Royal Collection Trust)