A Bolsa de Diamantes de Israel acolheun a Semana do Diamante em Ramat Gan
A Israel Diamond Exchange (ISDE) voltou a reunir as principais instituições e personalidades da indústria na Semana do Diamante de Israel (IDW), após um interregno de três anos devido à pandemia de Covid-19. O evento decorreu de 27 a 30 de Março e registou números recorde de participantes.
A Primeira Conferência da ISDE arrancou à hora prevista, com todos os lugares da plateia e das áreas adjacentes ocupados com VIP e convidados do trade. Eran Zini, CEO da ISDE, abriu o evento e apresentou todos os oradores do dia.
Boaz Moldawsky, Presidente da ISDE, agradeceu a participação de todos os presentes, locais e estrangeiros, abordando a importância desta primeira conferência profissional para a discussão dos actuais cenários de transformação da indústria, a nível internacional, que afectam todos os envolvidos no circuito dos diamantes.
Moldawsky destacou a importância do papel de Israel na indústria, o desejo de conseguir avanços na legislação do mercado para atrair empresas estrangeiras para o país, o apoio constante ao desenvolvimento das novas tecnologias.
Herzog: o intangível, a beleza e os sonhos
Num momento em que o país enfrenta uma onda de contestações maciça às alterações legislativas que ameaçam a democracia e o Estado de direito, o Presidente do Estado de Israel, Isaac Herzog, numa comunicação em vídeo, manifestou a sua satisfação pela reunião de tantos profissionais dos diamantes, israelitas e estrangeiros.
Mencionou as 1200 empresas israelitas ligadas à indústria diamantífera que contribuem com cerca de 15 biliões de shekels (quase 4 mil milhões de euros) de exportações todos os anos. E lembrou a ligação milenar do povo hebreu às valiosas pedras preciosas.
Herzog referiu ainda a dimensão intangível e espiritual dos diamantes, que lembram o culto da beleza, das aspirações humanas, da imaginação e dos sonhos, que sempre foram determinantes para o avanço e mudança de todos os povos.
Israel Diamond Exchange Dignitary Award
Ahmed Bin Sulayem, presidente e CEO do Dubai Multi Commodities Centre (DMCC), recebeu o prémio com que a ISDE distingue as personalidades com um papel de destaque nas actividades da indústria.
Bin Sulayem teve um papel decisivo no estabelecimento de laços comerciais entre Israel e os EAU, através da organização que dirige e a ISDE.
A agenda da indústria
Bruce Cleaver, co-Presidente do grupo De Beers, fez uma súmula das preocupações e mudanças que afectam hoje a cadeia dos diamantes a nível mundial. Lembrou que o último Congresso, em 2020, acabou por acontecer virtualmente e que, nessa altura, o mundo ainda não era afectado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Cleaver falou nas mudanças que a pandemia accionou, no avanço dos diamantes criados em laboratório, ao impulso das novas tecnologias, das sanções aos diamantes russos e dos desafios que esperam todos os intervenientes.
A intervenção terminou em tom positivo, lembrado a resiliência da indústria desde sempre.
Uma visão local
A intervenção de Yossi Cohen, antigo director da Mossad e responsável principal pelo SoftBank Investiments Advisors, de Israel, foi particularmente interessante pelo seu contexto.
Descrevendo a situação de Israel no Médio Oriente, Cohen indicou os actuais parceiros comerciais do país e os vizinhos que se apresentam como uma ameaça latente. Ofereceu ainda uma visão do que um evento como a Semana do Diamante em Israel significa para consolidar o equilíbrio na região.
O estado do mercado
Edahn Golan, presença habitual nestas reuniões da indústria, apresentou os dados que caracterizam o actual estado do mercado de diamantes, indicando as tendências que se avizinham nos próximos tempos. O sector do retalho continua a ser o melhor indicador do que os consumidores procuram.
Golan moderou em seguida um debate com Chris Del Gatto, do Diamond Finance Fund, e Eira Thomas, da Lucara Diamond, sobre as novas orientações do fornecimento de diamantes brutos e da importância da proveniência e da sustentabilidade.
Investimento e informação
A importância de educar o consumidor final e cativar as novas gerações para um mercado excepcional como o do diamante, foi a tónica de David Kellie, CEO do Natural Diamond Council.
A sua intervenção foi, mais uma vez, sobre a necessidade de mais meios para educar consumidores e profissionais, no sentido de capacitar investimentos informados em diamantes. A transparência e adaptação aos novos mercados virtuais é, para Kellie, um passo vital para a indústria. Uma maior participação de todos os parceiros é um requisito incontornável.
A sua batalha é também a de convencer os seus parceiros da necessidade de investir ao mesmo nível das grandes marcas, cujo marketing é pelo menos dez vezes maior do que o do NDC nessa área.
Desafios e oportunidades
A última e mais carismática intervenção do primeiro dia da Conferência foi a de Martin Rapaport, presidente do grupo com o seu nome.
Sem perder tempo com meias palavras e abordando o politicamente correcto à sua maneira, Martin pôs a tónica na honestidade para todas as questões, incluindo as sanções aos diamantes russos, que são uma grande fatia do mercado de diamantes global.
Usou uma definição de artificialidade inscrita num reputado dicionário para descrever a classificação dos diamantes criados em laboratório e instou todos os profissionais da indústria a fazer os seus negócios à maneira kosher (adequadamente, de forma correcta).
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.