O primeiro dia da International Diamond Exhibition abriu com 141 stands de jóias, comerciantes de pedras polidas e em bruto, ferramentas e máquinas para todos os tipos de trabalho e avaliação de diamantes, empresas tecnológicas e de todo o género de serviços para os profissionais da indústria. Foi a décima edição do certame israelita.
A cerimónia oficial do arranque do evento contou, mais uma vez, com a presença das mais conhecidas personalidades da indústria e Antoinette N’Samba Kalambayi, Ministra das Minas da República Democrática do Congo, numa estreia neste tipo de eventos.
Boaz Moldawsky fez o discurso de boas-vindas com agradecimentos dirigidos a todos os convidados especiais, embaixadores e representantes das maiores empresas de diamantes do mundo e de tecnologias participantes do certame. Referiu a satisfação pelo número recorde de compradores presentes, cerca de quatro centenas e meia, pedindo de novo a atenção de todos para o vídeo de boas-vindas e agradecimentos do Presidente israelita, Isaac Herzog.

Desenvolver a cadeia de valor
A Ministra das Minas da RDC, Antoinette N’Samba Kalambayi, dirigiu-se à plateia em representação do seu país, “um dos maiores produtores de diamantes do mundo”, afirmando estar no evento para entender como adicionar valor acrescentado à indústria que tutela.
“Queremos fazer o mesmo no nosso país”, explicou a ministra, “desenvolver a cadeia de valor ligada à produção.” Agradecendo em seguida aos presentes e organizadores do evento.

Investimento e trabalho
Aviad Bashari, CEO da Eliyahu Bashari Diamonds e membro da ISDE, explicou que foi investido muito trabalho e recursos na organização do certame, para melhorar a quantidade e qualidade do comércio de diamantes.
“Estamos determinados em garantir o sucesso dos nossos membros”, afirmou Bashari. “Mantemo-nos atentos às mudanças que estão a acontecer rapidamente e afectam o mercado e a nossa realidade. Uma coisa que está nas nossas mãos é aumentar o capital humano, através de uma melhor educação para encararmos os desafios que enfrentamos.”
“Esta semana não é apenas sobre compra e venda de diamantes”, acrescentou. “É uma semana de networking entre pessoas e empresas, de diversificação dos nossos contactos e canais.”

‘Business is back’
O vice-Presidente do GIA, o norte-americano Tom Moses, fez uma curta intervenção antes de a Ministra das Minas da RDC fazer soar o gongo da abertura oficial do espaço da exposição.
“Business is back (“O negócio está de regresso”)”, anunciou Moses. Foi o que se verificou em seguida, na vasta sala de expositores de todos os cantos do mundo, onde não faltaram pedras preciosas de todos os tamanhos e tipos, os negócios tradicionais e de família, produtos inovadores, tecnologia e soluções de canais de vendas online para impulsionar a actividade retalhista.
