Investir em diamantes

Em tempos de grandes incertezas económicas, como os que correm, o investimento em diamantes aparece como uma alternativa interessante às flutuações das moedas, dos mercados e à instabilidade dos sistemas monetários. As grandes crises não afectam o seu valor, são fáceis de guardar e acessíveis aos pequenos investidores.

O valor destas pedras preciosas é mais consistente do que o do ouro, padrão comum para as moedas tradicionais. Símbolo romântico, materializado nos anéis de noivado e outras situações de envolvimento e compromisso entre as pessoas, os diamantes adornam jóias de grande beleza, desenhadas por artistas e apreciadas por estetas. O facto de serem usadas também não implica em qualquer redução do seu valor.

O investimento em diamantes está naturalmente protegido, é anónimo, não requer o pagamento de qualquer taxa ou imposto, não exige grande manutenção, não se altera ao longo do tempo e pode converter-se em dinheiro em qualquer lugar. E no caso dos diamantes naturais, cada vez mais raros, tendem a aumentar de preço com o passar do tempo.

No entanto, nem tudo são rosas neste investimento e há que considerar alguns aspectos práticos e muito importantes. Para quem não tem qualquer conhecimento básico neste campo, há que estudar cuidadosamente a informação disponível e tentar perceber como é que o seu dinheiro pode ser investido com um máximo de garantia.

É preciso saber o que torna um diamante realmente valioso, com a ajuda de peritos confiáveis e com a certeza se que respeitam a essência do Processo Kimberley. Os diamantes devem fazer-se acompanhar do respectivo certificado, emitido por entidades como o GIA (Gemological Institute of America), o HRD (Hoge Raad voor Diamant) ou o IGI (International Gemological Institute). Também pode exigir uma análise gemológica e garantir que não compra gato por lebre.

Por outro lado, se tem uma quantia em mente para investir, procure não a gastar toda num único diamante. Lembre-se ainda que a escolha da pedra certa depende de um grande número de conhecimentos e que a pressa é inimiga da perfeição. Tanto a compra como a revenda requerem tempo e paciência, confiança total em todas as partes envolvidas. Como em qualquer outra actividade, o perigo de um logro é real e deve ser cautelosamente considerado.

Como todos os investimentos, envolve riscos e o melhor é assegurar que se faz seguindo todas as regras de boas práticas, conhecendo o mercado e quem merece a sua confiança.

(Imagem: Wikipedia Commons)

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.