Um dos principais centros de diamantes no país, a cidade de Surat, tem visto um crescente aumento do número de roubos dessas pedras preciosas.
O mais recente ocorreu nas primeiras horas de segunda-feira quando criminosos entraram nos escritórios de propriedade de Bharat Dhola, de Chetan Akbari e de Hitesh Shiroya no edifício Mahakali Galaxy.
De acordo com a polícia de Varachha, os proprietários aperceberam-se do ocorrido na manhã de ontem, quando chegaram aos seus escritórios.
Os assaltantes, em que pelo menos um deles foi filmado pelas câmaras de segurança, fugiram com diamantes no valor de Rs 8,47 lakh, o equivalente a 794 342 euros.
Sabe-se que foram levados diamantes polidos no valor de Rs 1,10 lakh (1 251 euros) da empresa de Dhola, da de Akbari no valor de Rs 6,23 lakh (7 086 euros) e da empresa de Shiroya foram roubados diamantes no valor de Rs 1,14 lakh (1 296 euros).
No entanto, a polícia referiu que pelo menos um dos proprietários, Bharat Dhola, não teria colocado os pacotes que continham diamantes num cofre, mas sim numa gaveta de uma secretária, que não foi trancada.
É difícil entrar em edifícios e escritórios de diamantes devido aos protocolos de segurança que têm, o que leva a crer que algum funcionário ou pessoa diretamente envolvida com os proprietários tenha levado a cabo os assaltos.
Em relação ao último roubo, numa joalharia, uma pessoa não identificada invadiu a Wara Jewels, cujo proprietário é Divyesh Mawani, em Katargam, na noite de segunda-feira e levou jóias de diamantes no valor de Rs 5,80 lakh, ou seja, cerca de 6 601 euros.
Tanto a polícia de Varachha quanto a de Katargam registaram as queixas de roubo e iniciaram as suas respetivas investigações.