Índia: fim de taxa sobre diamantes de laboratório

O governo indiano aboliu ontem a taxa de importação de cinco por cento sobre a matéria-prima que é usada para criar diamantes de laboratório.

spot_img

De forma a promover a indústria dos diamantes criados em laboratório na Índia, foi aprovado o fim da taxa de importação das sementes de diamante, durante a divulgação do Orçamento da União para 2023 e 2024.

A medida irá entrar em vigor a partir de hoje.

Além dessa medida, em Agosto do ano passado, foi anunciado que o State Bank of India (SBI) iria, pela primeira vez, começar a conceder empréstimos aos fabricantes para comprarem máquinas e equipamento necessários para a criação de diamantes de laboratório.

“Os diamantes criados em laboratório são um setor emergente, que é impulsionado pela tecnologia e pela inovação e tem um alto potencial de emprego”, declarou a ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, durante a apresentação do Orçamento.

Antes mesmo do anúncio do fim da taxa, Colin Shah, antigo presidente do Gem and Jewellery Export Promotion Council (GJEPC), previa que a medida, do referido ‘pacote de diamantes’ do Orçamento, iria ajudar a criar mais empregos e aumentaria as exportações do país.

A ministra das Finanças referiu também que será feito um investimento no sentido de financiar cinco anos de pesquisa e de desenvolvimento, de forma a ajudar o país a produzir as suas próprias sementes de diamante e, consequentemente, depender menos das importações.

“Com o esgotamento dos depósitos de diamantes naturais, a indústria está a mover-se em direção aos diamantes criados em laboratório, que são bastante promissores”, afirmou Nirmala Sitharaman.

Acredita-se que a Índia produz neste momento cerca de 15% de todos os diamantes criados em laboratório do mundo.

Fonte: IDEX Online, Rapaport

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES