Este sistema URM trata-se de uma plataforma flutuante, um rastreador de mineração subaquático e uma estação de desaguamento terrestre. A Arctic concedeu à IHC Mining um contrato para construir e entregar uma Plataforma de Lançamento e Recuperação para o sistema URM, sendo que este contrato é o primeiro grande equipamento concebido pela Arctic para o sistema URM, após anos de trabalho de desenvolvimento.
O presidente e diretor executivo da Arctic, Rory Moore, comentou: “Estamos empolgados por alcançar este importante marco no desenvolvimento de um sistema inovador de mineração remota, subaquática, com nosso parceiro IHC Mining. O sistema URM tem o potencial de aumentar significativamente a vida útil da mina em Ekati e assim, fornecer a oportunidade de o Ártico continuar a ter uma contribuição socioeconómica positiva para o Norte por muitos anos.”
A Arctic e a IHC Mining iniciaram a sua cooperação em 2018 para desenvolver conjuntamente uma solução de mineração inovadora e integrada, sendo que o ponto de partida para o desenvolvimento do sistema de mineração remota submarina foi extrair o kimberlito de tubos marginais e de extensões profundas de poços abertos concluídos. Um foco importante foi desenvolver uma solução de mineração que tivesse um impacte ambiental muito menor do que os métodos convencionais de mineração.
Tal como o rastreador URM está a minerar apenas o minério de kimberlito e com o mínimo de resíduos, ele reduz significativamente a pegada da mina. A solução URM poderia permitir que a Mina de Diamantes Ekati prolongasse a sua vida útil em pelo menos 10 anos.
Hans Greve, diretor administrativo da IHC Mining, acrescentou: “Estamos muito orgulhosos por trabalhar com a Arctic neste desenvolvimento. O sistema URM combina perfeitamente com a missão da IHC Mining, de fornecer soluções sustentáveis e responsáveis para o setor de mineração.”
Os vários componentes do sistema URM serão testados passo a passo, com um teste de produção no poço aberto Lynx antes de passar para poços abertos maiores e esgotados. O primeiro passo foi a inundação do poço Lynx neste verão e isso será seguido pelo teste da Plataforma de Lançamento e Recuperação no verão de 2023. Em seguida, por testes abrangentes do sistema URM no verão de 2024, incluindo uma operação de mineração experimental com o objetivo de extrair aproximadamente 150.000 toneladas de minério do kimberlito Lynx.
A solução URM é um avanço tecnológico para a mineração de diamantes de kimberlito. Uma nova solução inovadora, inspirada na mineração em alto mar e sistemas de valas, permitiu que a Arctic e a IHC Mining dessem o próximo passo no futuro da mineração de kimberlitos.
O rastreador de mineração subaquática é uma máquina de mineração contínua, operada remotamente, equipada com o mais recente equipamento de controlo e posicionamento subaquático. O minério é escavado diretamente com um cortador de tambor em pequenas camadas e elimina a necessidade de detonação de explosivos. Do rastreador, o minério é bombeado para a superfície do poço, inundado por um sistema de dutos vertical até à Plataforma de Lançamento e Recuperação, de onde o minério é transportado até uma área de desaguamento, onde o sistema de esteiras é capaz de operar em lâmina d’água até 400 m.
“Muitas outras soluções de mineração foram avaliadas nos últimos 15 a 20 anos, mas o rastreador de mineração é o avanço tecnológico para a mineração de diamantes de kimberlito que estávamos à procura”, disse Jon Carlson, chefe de exploração e desenvolvimento de projetos da Arctic Canadian. Também acrescentou que “com esta solução, estamos a dar o próximo passo no futuro da mineração de diamantes”.
O rastreador de mineração será construído nas instalações da Royal IHC no Reino Unido e entregue à empresa canadense no final de 2023. Em seguida, será testado no poço Lynx no verão de 2024, juntamente com os outros componentes da solução URM.