A IDMA revelou que o seu 40.º Congresso continuará a ser realizado entre os dias 28 e 30 de Março, em Israel, porém não irá contar com a sua parceira de longa data e organizadora do evento, a Federação Mundial de Bolsas de Diamantes (WFDB).
A WFDB irá ter uma reunião na mesma data, mas num local diferente daquele da IDMA, na metrópole de Tel Aviv.
Ronnie Vanderlinden, presidente da associação, lamentou o fim da parceria: “Durante os últimos 68 anos, a Associação Internacional de Fabricantes de Diamantes e a sua organização irmã organizaram e realizaram em conjunto os seus Congressos Mundiais de Diamantes bienais. Este ano, infelizmente, durante os preparativos para a 40.ª edição do congresso, a IDMA não conseguiu superar um último obstáculo colocado no nosso caminho, apesar de muito esforço e cedência.”
“Apesar dos esforços repetidos da IDMA para continuar as discussões na esperança de superar a divisão – que a razão e a unidade prevaleceriam – a WFDB cortou o elo unilateralmente, forçando a IDMA a agir sozinha”, afirmou Ronnie Vanderlinden.
A próxima edição do Congresso Mundial de Diamantes seria o primeiro evento presencial após ter sido realizado no formato virtual durante cinco anos.
O presidente honorário da IDMA, Jeffrey Fischer, acrescentou: “Não faltam problemas críticos enfrentados pela nossa indústria. A IDMA enfrentará os desafios que tem encontrado durante as nossas sessões. Sem dúvida que a WFDB fará o mesmo.”
O 40.º Congresso da IDMA será patrocinado e co-organizado pela Associação de Fabricantes de Diamantes de Israel (IsDMA) e pelo Instituto de Diamantes de Israel (IDI).
Fontes: GJEPC, Rapaport