ICRA: mercado de diamantes indianos em queda

A venda de diamantes indianos lapidados e polidos pode regredir entre 10 a 15 por cento, perfazendo uma perda entre 19 a 20 mil milhões de dólares norte-americanos no ano fiscal 2024, após uma contracção de 8 a 10 por cento no ano anterior, devido à recessão mundial, segundo a agência de classificação ICRA.

spot_img

A maior liquidez e os desafios macroeconómicos estão a diminuir o número de vendas, enquanto a diferença de preços entre diamantes brutos e lapidados está a prejudicar as margens de lucro operacionais.

A ICRA (Credit Rating Agency of India Limited) esclareceu que os preços estáveis dos diamantes em bruto, devido ao “fornecimento controlado e inferior à pré-pandemia por parte das empresas mineiras”, estão a pôr os custos dos responsáveis pelos diamantes cortados e polidos indianos sob pressão.

Os desafios da procura são especialmente difíceis nos diamantes de grandes dimensões, uma vez que os clientes passam a procurar gemas mais pequenas, ou mesmo diamantes sintéticos, face ao aumento dos preços.

A agência prevê que os preços dos diamantes em bruto se mantenham estáveis também no ano fiscal de 2024, uma vez que não se prevê um grande aumento na produção de diamantes em bruto.

Os preços dos diamantes polidos diminuíram durante 2022, apesar de uma queda na procura, acrescentou.

Fontes: Rough & Polished e businessoutreach.in

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES