As importações de diamantes polidos em Hong Kong aumentaram 4% em relação ao ano passado, para 3,84 mil milhões de dólares americanos, no período compreendido entre Julho e Setembro deste ano, de acordo com cálculos do Rapaport com base em recentes dados da Federação de Diamantes de Hong Kong (DFHK).
Em termos comparativos, no terceiro trimestre de 2021 as importações de polidos tiveram um aumento de 38% em relação ao ano de 2020, para 3,7 mil milhões de dólares.
Contabilizando as importações de polidos durante os primeiros nove meses deste ano houve um aumento de 2% ano a ano, para 11,1 mil milhões de dólares.
Também houve uma melhoria no mercado de comércio a retalho local durante o período, especialmente após a decisão do governo de reduzir algumas medidas da Covid-19.
No entanto, a procura por parte da China, para a qual Hong Kong é um entreposto comercial, permaneceu relativamente fraca.
Ainda no terceiro trimestre, o valor das importações líquidas de polidos foi de 180 milhões de dólares, o que se traduz num valor negativo de 65%, em relação ao mesmo período do ano passado.
As importações líquidas de polidos, que representam as importações de polidos exceto as exportações, geralmente têm um saldo positivo, segundo o Rapaport.
Neste momento, Hong Kong não tem minas de diamantes operacionais, mas possui um setor de manufatura. A balança comercial de diamantes de Hong Kong mostra a importante posição da cidade em relação às importações, e consequente consumo, de diamantes.