O ato de honestidade ocorreu ontem, em Surat, na Índia, quando cerca de vinte diamantes, avaliados em mais de 7700 euros, foram devolvidos ao seu dono.
Mukesh Rabadiya encontrou, na quarta-feira, uma pequena caixa que continha diamantes polidos no valor de 700 mil rupias, cerca de 7765 euros, que pertencia ao comerciante Babu Dobariya.
O também comerciante de diamantes estava prestes a ir para casa quando viu uma caixa de plástico numa estrada perto do Mini Bazaar, em Varachha. Ao abrir a caixa, Rabadiya encontrou oito embalagens de diamantes polidos.
Depois de esperar algum tempo pelo seu então desconhecido dono, Mukesh Rabadiya decidiu colocar os valiosos diamantes num cofre.
Dobariya, que tinha ido ao Mini Bazaar mostrar as pedras a um vendedor, apercebeu-se de que tinha perdido a caixa e que seria quase impossível reaver os bens.
“Voltei à loja, mas não a encontrei. Acho inacreditável o facto de ter perdido uma caixa, que depois foi devolvida por Rabadiya”, afirmou o comerciante.
Os diamantes foram devolvidos ao seu proprietário na Surat Diamond Association (SDA), na presença de alguns dos membros da associação.
Todavia, esta não é a primeira vez que ocorre uma devolução dessas pedras preciosas naquela que é considerada a cidade dos diamantes no país.
Em 2020, Rajesh Rathod, cujo salário tinha sido reduzido na época em que trabalhava na unidade de diamantes em Katargam, encontrou diamantes no valor de 900 mil rupias, aproximadamente 9975 euros, e devolveu-os ao seu dono.
Rathod encontrou a embalagem com diamantes perto de uma ponte e pensou imediatamente em vender as gemas para ajudar a sua família. No entanto, após quatro dias a debater-se com esse pensamento, decidiu entregar as pedras ao proprietário e não aceitou nenhuma recompensa.
Fontes: The Times of India, indiatimes.com