Harry Levi. Imagem: professional jeweller
Harry Levy, que foi Presidente da London Diamond Bourse, da British Jewellers Association, da Gemmological Association of Great Britain (Gem-A) e Presidente honorário vitalício da London Diamond Bourse, faleceu aos 83 anos.
Levy nasceu na Turquia, com o nome Hanukkah Levy, no seio de uma família judaica persa.
Tinha um mestrado em matemática, uma licenciatura em filosofia e começou a dedicar-se às pedras preciosas enquanto trabalhava como professor. Criou a sua própria empresa, a Levy Gems, em Londres.
A nível internacional, Levy esteve presente na CIBJO como Presidente da Coloured Stone Commission e a sua Diamond Commission e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento das regras da Organização Internacional de Normalização (ISO) para a descrição de diamantes criados e tratados em laboratório.
Em 2015, os Prémios de Joalharia do Reino Unido homenagearam-no pelo “serviço excecional prestado à indústria”.
O seu legado “continuará a repercutir-se em todo o mundo e perdurará por gerações”, afirmou Udi Sheintal, o sucessor de Levy como diretor da comissão de diamantes da CIBJO.
Levy deixa como marca o facto de ter ajudado a desenvolver muitas normas comerciais hoje amplamente utilizadas. Era conhecido pela sua defesa de elevados padrões éticos e de uma comunicação clara.
Passou muitas horas a debater sobre a nomenclatura do sector, mas ficou conhecido por o fazer de forma respeitosa e justa.
Em relação aos diamantes criados em laboratório, defendeu que estes deviam ser retirados “da sombra”.
Ao Presidente da London Diamond Bourse, Alan Cohen, disse: “Não há diamantes bons ou maus, apenas pessoas boas ou más que os vendem”.
Alan Cohen já se manifestou na sua página do LinkedIn dizendo que Levy era um “ser humano generoso e bondoso” e “verdadeiro cavalheiro”.
“Era um verdadeiro cavalheiro, de fala mansa, gentil, educado e com uma bússola moral de ferro”, afirmou o Presidente da CIBJO, Gaetano Cavalieri.
Era “um dos funcionários públicos mais dedicados, trabalhadores e conhecedores do sector”, de acordo com Udi Sheintal, Presidente da Comissão de Diamantes da CIBJO.
A London Diamond Bourse declarou: “Os nossos pensamentos e condolências são enviados à família nesta altura difícil. Todos na LDB desejam à família uma vida longa.”
Fontes: jckonline.com, idexonline.com, diamondworld.net, Alan Cohen (LinkedIn) e London Diamond Bourse
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.