Imagem: GIA
O documento exclusivamente digital vai ser lançado no primeiro trimestre de 2023, fornecendo especificações próprias dos diamantes, como os 4Cs, mas não irá incluir informação específica sobre os diamantes criados em laboratório.
O relatório não irá indicar se uma pedra foi criada através da deposição química de vapor (CVD) ou através do método alta pressão e alta temperatura (HPHT), ou ainda se houve procedimentos de refinamentos de cor depois de serem criados. Também não irá incluir a indicação de inclusões.
O representante do GIA Stephen Morisseau explicou a opção mais simples do novo documento: “Refletindo como o mercado evoluiu e o facto de que há menos interesse do consumidor ou do comerciante a retalho no método de criação e tratamentos, o relatório não irá especificá-los. Como essa informação é mais cara de se determinar, o novo relatório terá um custo menor.”
Morisseau acredita também que ao “aumentar o número de diamantes criados em laboratório no mercado com relatórios GIA será possível proteger mais os consumidores”.
Os relatórios padrão do GIA em relação aos diamantes criados em laboratório incolores, de clareza D a Z e que avaliam de forma completa os 4Cs custam entre 60 e 3 422 dólares americanos, para os de 0,15 e 49,99 quilates, respetivamente.
Tendo em conta as mesmas caraterísticas, mas relativamente aos diamantes naturais os preços variam entre os 48 e os 3 233 dólares.
Todavia, o instituto ainda não definiu os preços dos novos relatórios. Confirma no entanto que a mudança não irá afetar os preços dos relatórios de diamantes naturais.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.