GIA lança relatório mais barato para diamantes de laboratório

O Gemological Institute of America emite agora um relatório mais barato, exclusivamente digital, para diamantes criados em laboratório.

O documento fornece especificações próprias dos diamantes, como os 4Cs, contudo não inclui uma informação fundamental em relação aos diamantes de laboratório: se foram criados através da deposição química de vapor (CVD) ou através do método alta pressão e alta temperatura (HPHT).

O relatório não indicará se houve procedimentos de refinamentos de cor depois de os diamantes serem criados e também não irá referir a existência de inclusões.

Neste momento, o novo dossiê custa 55 dólares americanos para um diamante de um quilate, quando na versão anterior tinha um preço de 85 dólares.

No entanto, poderá chegar aos 115 dólares para os diamantes entre 3 e 3,99 quilates. Outro aspeto diferente da versão anterior que incluía diamantes de até 1,99 quilates. 

A primeira versão foi lançada pelo GIA em Outubro de 2020 e o relatório foi concebido para diamantes criados em laboratório, soltos, de cores D a Z e que tenham pelo menos 0,15 quilates.

Todos os diamantes enviados ao GIA terão uma inscrição a laser com o número do relatório GIA e o termo ‘Laboratory-Grown’ na cinta, independentemente do documento requisitado, ou seja, o dossiê ou o relatório completo, que já inclui todas as especificações da pedra.

A presidente e CEO do GIA, Susan Jacques, comentou: “Este relatório económico alinha-se com o nosso objetivo de aumentar o número de diamantes criados em laboratório com relatórios GIA no mercado para proteger os consumidores e garantir a sua confiança nas pedras preciosas e nas jóias.”

“Estamos a adaptar os nossos relatórios de forma a que se foquem nas informações que os consumidores e os retalhistas consideram mais importantes – os 4Cs e se o diamante é natural ou criado em laboratório”, sublinhou a diretora executiva.

Fontes: National Jeweler, GIA

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.