O relatório é descrito como um suplemento digital dos relatórios de classificação de diamantes do GIA para diamantes que tenham as seguintes caraterísticas: que sejam naturais ou criados em laboratório, de cor D a Z, redondos e de lapidação brilhante, e que possuam outros formatos (fancy shaped diamonds).
O AGS Ideal Report by GIA terá um custo adicional de 25 dólares americanos. Poderá ser requisitado como suplemento dos seguintes relatórios do GIA: Diamond Dossier, Diamond Grading Report, Laboratory-Grown Diamond Report, Laboratory-Grown Diamond Report Dossier, eReport e Diamond Focus Report.

Imagem: GIA
Katherine Bodoh, CEO da AGS, declarou: “O novo AGS Ideal Report disponível através do GIA é um marco na nossa história compartilhada. O GIA definiu o padrão para a classificação de cor e de clareza e a AGS foi a primeira a falar sobre desempenho da luz e classificação da lapidação.”
“Agora [o cliente] pode ter um relatório que combina filosofias e conhecimento. Esta é uma grande vitória para a indústria e para os consumidores!”, frisou Katherine Bodoh.
Através do sistema AGS Light Performance é possível verificar como um diamante reage à luz.
Wade Abel, diretor de gemologia da American Gem Society, explicou: “Ao usar uma máquina que analisa os diamantes a 3D são traçados raios de luz virtuais através do caleidoscópio de espelhos e janelas criados pelas facetas. Esse processo considera o posicionamento relativo de cada faceta com as outras para avaliar a beleza do diamante: o brilho, o fogo, o contraste e a aparência geral.”
No entanto, o relatório está disponível com ou sem essa imagem AGS ASET, ou seja, o mapa de desempenho da luz gerado pelo computador da AGS Laboratories, conhecido como Angular Spectrum Evaluation Tool (ASET).
Fonte: INSTORE Magazine