(Imagem: Rapaport Diamonds.net)
O Gemological Institute of America (GIA) deu mais um passo no sentido de diminuir a sua pegada ecológica investindo na comunicação digital como forma de eliminar a utilização de papel. Esta medida vai ao encontro do que já está a acontecer noutros sectores das indústrias diamantíferas, face às drásticas alterações climáticas que se verificam actualmente.
Pritesh Patel (GIA), em conversa com Avi Kravitz (Rapaport), explicou a estratégia digital daquele instituto norte-americano, previamente anunciada em Junho. O GIA pretende abandonar completamente o uso de papel nos seus relatórios, como parte do seu constante interesse em abraçar a inovação e os avanços tecnológicos.
Como prática habitual, o Gia tem usado esses avanços em benefício da formação, pretendendo agora estender essa experiência aos consumidores e ao mercado. Nas palavras de Patel, os novos certificados digitais asseguram sustentabilidade, rigor e maior segurança para o consumidor final.
O GIA utiliza cerca de 10 toneladas de papel e 8 toneladas de plástico por ano e acredita que eliminar esses dois factores do seu teatro de operações é garantir uma grande ajuda ao planeta e à indústria. A certificação digital, com a tecnologia mais avançada que existe, garante uma maior confiança para todos os envolvidos no processo. Finalmente, no que se refere ao consumidor final, a informação fica ao alcance de imediato, com a maior comodidade e com a ajuda de uma nova aplicação criada especificamente com esse objectivo.
Esta disposição do GIA vai implicar uma mudança radical na forma como o mercado opera neste momento, com melhores resultados, segurança e agilidade para todos. Patel acredita que, apesar de haver alguma resistência a estas inovações, elas vão aumentar a eficiência dos processos de avalição da origem dos diamantes. E sublinha que, depois da pandemia, se tornou evidente que havia que procurar outras formas de dinamizar e agilizar as trocas de produtos e de informação.
A aplicação permitirá ainda aos operadores de retalho uma integração completa com os itens em stock, ligando-os aos certificados através de um simples link. As mudanças vão começar já no início do próximo ano, pondo à disposição maior facilidade de utilização e potencializando dispositivos já lançados e em uso pelo GIA e pelos seus interlocutores.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.