A Gem Diamonds, participante de 70% das ações na mina Letseng Diamond no Lesoto, ganhou o prémio de Melhor Relatório Relacionado ao Clima (Small Cap) no Environmental, Social and Corporate governance (ESG) Investing Awards 2022.
A companhia mineradora afirmou que as empresas devem ter em conta as transformações e as mudanças climáticas nos seus processos de negócios e tomada de decisões, segundo o Rough-Polished.
A Gem Diamonds relatou zero incidentes ambientais graves pelo 13º ano consecutivo e não recebeu multas por transgressões ambientais ou não conformidade com a legislação do país anfitrião pelo 12º ano consecutivo, sendo que gastou 14,9 milhões de dólares americanos em provisão de reabilitação ambiental no ano passado e em 2020 já tinha gasto 16,1 milhões com as mesmas precauções.
A Gem Diamonds ganhou recentemente um prémio pela proteção da biodiversidade na African Mining Indaba, prémio que reconhece uma empresa por implementar estratégias pioneiras e eficazes para proteger e preservar ecossistemas e espécies potencialmente afetadas pelos seus projetos e operações.