Gem Diamonds: queda de receita, produção e vendas

A empresa divulgou hoje os mais recentes resultados do quarto e último trimestre do ano fiscal de 2022, que ficou marcado por valores mais baixos. Contudo, afirmou que alcançou as metas operacionais estabelecidas para o período.

spot_img

No total, a Gem Diamonds teve uma receita de 32,4 milhões de dólares americanos durante o quarto trimestre do ano passado, que começou a 1 de Outubro e terminou a 31 de Dezembro, quando no trimestre anterior esta tinha sido de 56,6 milhões de dólares.

Considerando o ano fiscal na sua totalidade, a receita arrecadada durante o ano de 2021 foi de 201,3 milhões de dólares e a do ano de 2022 foi de 188,6 milhões de dólares, o que representa uma variação negativa de 6% entre os dois anos.

A empresa recuperou da sua mina Letšeng, no Lesoto, 26 530 quilates de diamantes durante o trimestre − no total contou com uma produção de 106 704 quilates − mas vendeu 22 509 quilates a 1 438 dólares por quilate.

O valor mais elevado que obteve foi com a venda de um diamante branco de 48,98 quilates por 1 469 000 de dólares americanos, pois cada quilate correspondeu a um preço de 34 170 dólares.

A Gem Diamonds acrescentou ainda que vendeu quatro diamantes por mais de um milhão de dólares cada, que contribuíram para um lucro de 5,3 milhões de dólares durante o quarto trimestre.

O CEO da empresa, Clifford Elphick, comentou: “Apesar de a Letšeng continuar a ser afetada pelas interrupções no fornecimento de eletricidade causadas pela Eskom, que não apenas interrompem o ciclo de produção, mas também têm um forte impacte nos custos.”

Como tal, estão a ser ‘ativamente investigadas’ opções de eletricidade alternativas e de longo prazo, acrescentou o CEO.

No entanto, um aspeto positivo conquistado pela empresa está relacionado com a implementação de iniciativas voltadas para a eficiência energética e para a redução de carbono, que resultaram numa redução da pegada de carbono de cerca de 10% num ano.

Fonte: Gem Diamonds

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES