Frances Gerety: a mulher que eternizou o diamante

Muitos conhecem aquele que é um dos slogans mais populares do mundo, “A Diamond is Forever”, mas poucos sabem quem foi a sua autora. Frances Gerety criou a frase que mudou a indústria para sempre.

Mary Frances Gerety, mais conhecida apenas pelo seu segundo nome e apelido, nasceu em Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia, em 1916.

Foi a grande responsável pela frase icónica que acompanha até hoje os anúncios e publicidade da De Beers, especialmente de anéis de noivado, numa época totalmente dominada por homens.

Os anéis de noivado com diamante nem sempre foram reconhecidos como um símbolo de amor. Contudo, no século XV, devido aos membros da realeza e da aristocracia, o anel de diamante tornou-se sinónimo de compromisso e casamento.

Passados quatro séculos os diamantes tornaram-se mais acessíveis a um público maior, mas em pouco tempo perderam o seu estatuto de preciosidade. As duas Guerras Mundiais trouxeram a destruição e a contenção, levando a que os bens materiais fossem relegados para segundo plano.

Numa época em que a maioria das mulheres eram donas de casa, Frances começou a trabalhar na agência de publicidade N.W. Ayer, em 1943, para escrever sobre produtos para mulheres. A De Beers era uma das empresas para a qual tinha de apresentar as suas ideias.

Um dia, em 1947, foi-lhe pedido que criasse uma frase que traduzisse a sensação de ter um diamante.

No fim desse dia, já exausta e quando se preparava para descansar, Frances Gerety lembrou-se de que tinha de criar um slogan para a campanha da De Beers. Anotou, assim, “A Diamond is Forever” ou “Um Diamante é Eterno”.

Anúncio publicitário da De Beers
Imagem: De Beers Forevermark

Na manhã seguinte apresentou a sua mais recente ideia aos seus diretores, que inicialmente a descartaram porque não se encaixava no estilo usado na época.

No entanto, mudaram de opinião e Frances Gerety ficou marcada na história como a mulher devolveu a glória ao mercado de anéis de noivado de diamantes, especialmente nos Estados Unidos, concedendo a intemporalidade ao diamante.

Cartazes com o famoso slogan
Imagem: The Hustle

De acordo com o Washington Post, a agência publicitária disse à De Beers, em 1951, que “os joalheiros afirmavam que «uma mulher não estava noiva se não tivesse um anel de noivado de diamante»”. No mesmo ano, oito em cada dez noivas americanas receberam um diamante.

“A Diamond is Forever” foi inclusivamente considerado pela Advertising Age, agora Ad Age, um mês antes da morte da sua autora, em 1999, “O Slogan do Século”.

Além do seu papel importante na indústria de diamantes, a De Beers Forevermark reconhece que Frances “foi o início da mudança. Ajudou a começar a evolução de mais mulheres a trabalhar e a serem respeitadas nos locais de trabalho”.

Imagem: De Beers Forevermark

Fontes: De Beers Forevermark, De Beers Group, WJA New York Metro, Wikipédia, The Washington Post, Ad Age

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.