A pedra preciosa, de precisamente 18,18 quilates, considerada o maior diamante cor-de-rosa vivo em forma de pêra de sempre a marcar presença num leilão, foi comprado por 28 436 500 milhões de francos suíços, o equivalente a 28 826 790,96 milhões de euros.
A empresa organizadora, a Christie’s, realizou a venda no leilão Magnificent Jewels, esta terça-feira. O Fortune Pink tinha um valor estimado entre os 25 milhões a 35 milhões de francos suíços (cerca de 25,3 a 35,4 milhões de euros).
Foi possível vender cerca de 87% das peças iniciais do leilão, totalizando um valor de vendas de 56,6 milhões de francos suíços, isto é, aproximadamente, 57,2 milhões de euros.
Apesar de o Fortune Pink ter sido vendido por um valor dentro do intervalo do preço estimado, esperava-se algo mais. O mês passado, um diamante rosa vivo de 11,15 quilates em forma de almofada, de qualidade bastante semelhante, o Williamson Pink Star, foi vendido por 57,7 milhões de dólares americanos, na Sotheby’s de Hong Kong. Um valor quase três vezes superior àquele inicialmente estimado, de 21 milhões de dólares.
Jonathan Abram, diretor de marca do negociante de jóias e pedras preciosas Ronald Abram, de Hong Kong, comentou: “Um resultado de 1,6 milhões de dólares americanos por quilate é um valor surpreendente e não é indicativo do preço de mercado de uma pedra desse calibre.”
Abram explica o motivo que possa ter levado ao preço final pelo qual o diamante foi adquirido: “Em dois leilões consecutivos, um item aparentemente semelhante não deve ter esse grau de variação. Eu não acho que a localização tenha sido um fator importante. Nesse caso, pode ser que a pedra tenha sido vendida muito perto da Williamson Pink Star. O comprador conseguiu um bom negócio.”
Outros artigos do leilão que foram vendidos incluem um anel de diamante com lapidação esmeralda quadrada, de 41,36 quilates, cor D e clareza VVS1, da Graff, por 3,7 milhões de francos suíços (cerca de 3,7 milhões de euros), dentro da sua estimativa; um único diamante modificado de corte brilhante, 101,27 quilates, cor F e de clareza VVS1 que rendeu 2,9 milhões de francos suíços, ou seja, aproximadamente o mesmo valor em euros e também dentro da sua faixa de pré-venda.
A peça menos cara do leilão e vendida por um preço inferior ao de pré-venda foi a bracelete Diamond ‘Maillon’, da Cartier, inicialmente estimada valer entre 60 000 e 80 000 francos suíços, leiloada por 52 920 francos suíços, o equivalente a 53 645,42 euros.