Categories: DestaquesExploração

Fim da primeira fase de perfuração na Hearne Northwest Extension

A Hearne Northwest Extension, na mina Gahcho Kué, da qual a Mountain Province detém 49% numa joint venture com a De Beers, foi vista e identificada pela primeira vez no fim de 2021, quando um kimberlito de 25 metros foi exposto durante operações de exploração de rotina.

Logo de seguida, foi lançado um programa de perfuração de descoberta, com os resultados iniciais a serem relatados no início deste ano.

Inicialmente, acreditava-se que a extensão estava mais centrada numa direção Oeste-Noroeste, mas a direção Noroeste foi confirmada e é a que prevalece até hoje.

O kimberlito Hearne é um dos quatro kimberlitos extraídos da mina Gahcho Kué e ocupa a quarta posição no mundo, de acordo com a Mountain Province, a nível de produção anual de diamantes.

A primeira fase de perfuração da Hearne Northwest Extension inclui dezasseis furos, isto é, 5 040 metros no total. Dez dos dezasseis furos têm interseções significativas de kimberlito que foram usadas para moldar a grande extensão.

A conclusão da primeira fase de perfuração e a análise dos dados sugerem que um volume significativo de kimberlito pode estar presente no local.

Mark Wall, presidente e diretor executivo da empresa, comentou que “os últimos resultados gerados sugerem que a Hearne Northwest Extension é uma descoberta significativa, potencialmente igual em volume ao minério de Hearne, conforme definido originalmente”.

“Como a extensão é apenas nos bancos inferiores expostos do poço aberto e mergulha para o Noroeste, uma operação subterrânea para recuperar o minério é uma busca lógica e a joint venture está a rever ativamente as opções subterrâneas para a recuperação económica deste material”, concluiu Mark Wall.

Na segunda fase de perfuração será, portanto, focada nos métodos de exploração subterrânea e na viabilidade económica daquilo que a empresa conseguir extrair na Hearne Northwest Extension.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.