Este abrandamento deu-se numa fase em que o mercado se preparava para o Hong Kong International Jewellery Show, que decorreu de 1 a 5 de Março.
O Índice RapNet Diamond (RAPI™) para 0,30 quilates polidos subiu 3,5% durante Fevereiro, estimulado por um declínio da oferta no ano passado e por um ressurgimento da procura chinesa.
O RAPI para diamantes de 1 quilate deslizou 0,1% durante o mês. Por outro lado, os concessionários das grandes marcas foram cautelosos devido à incerteza económica persistente nos Estados Unidos.
Os joalheiros retalhistas não reabasteceram o inventário, como habitualmente fazem no primeiro trimestre. No entanto, as compras do Dia dos Namorados impulsionaram as vendas de jóias nos Estados Unidos, que aumentaram 6,5% após Janeiro, de acordo com a Mastercard.
O foco deslocou-se para o Extremo Oriente após a China ter levantado as suas restrições da Covid-19 e reaberto as suas fronteiras.
Enquanto o consumo está a levar tempo a retomar, os joalheiros esperam uma libertação da procura reprimida nos próximos meses.
Os fornecedores têm aumentado os descontos – particularmente para mercadorias de 1 quilate e de maiores quantidades – para encorajar os compradores chineses na exposição, reduzir o excesso de inventário e melhorar a liquidez.
O mercado dos brutos manteve-se estável em Fevereiro, uma vez que a queda na oferta da Alrosa provocou escassez.
As fábricas estão gradualmente a aumentar a produção dos polidos após um período prolongado de baixa produção, antecipando uma melhor procura no segundo semestre do ano.
A De Beers aumentou os preços das pequenas pedras em bruto pelo segundo mês consecutivo. Os preços também aumentaram nos leilões.
As novas sanções que as nações do G7 pretendem impor aos diamantes de origem russa irão, provavelmente, estimular a procura de oferta não-russa.
Apesar da prudência que marcou o mês de Fevereiro, espera-se que o comércio das pedras polidas melhore à medida que os compradores chineses ganham confiança e o comércio retalhista norte-americano ganha força.
Fonte: Rapaport