A nova presidente assumiu o cargo ontem numa reunião do Conselho de Administração do World Diamond Council (WDC), em Londres, após ter sido vice-presidente da organização durante três anos.
A sucessora de Edward Asscher, que completou o segundo de dois mandatos não consecutivos como presidente do WDC, é conhecida por ser a primeira mulher vice-presidente da organização.
Tem quase duas décadas de experiência na indústria de diamantes e é uma das principais defensoras da melhoria dos padrões e da promoção do progresso na indústria.
Feriel Zerouki, de ascendência argelina, nasceu nos Emirados Árabes Unidos e começou a sua jornada na indústria de diamantes em 2005, como analista da cadeia de fornecimento na Diamond Trading Company, da De Beers.
Foi nomeada gerente de princípios de melhores práticas na De Beers, em 2009, ficando responsável pela construção e manutenção de um conjunto de padrões éticos para o De Beers Group e as sightholders, ao abordar negócios, questões sociais e ambientais.
Em 2014, foi nomeada chefe de relações internacionais da De Beers e foi nesse cargo que iniciou a sua associação com o WDC.
Zerouki ajudou a iniciar a plataforma digital Tracr, que garante a rastreabilidade e proveniência de diamantes, e o GemFair, criado para apoiar o setor de mineração artesanal de diamantes, cujos participantes recebem ofertas de valor justo pelos seus diamantes.
Desempenha agora o cargo de vice-presidente sénior de assuntos corporativos do De Beers Group e também atua como diretora do Responsible Jewellery Council. Além disso, foi recentemente nomeada para o conselho de administração do Jewelers Vigilance Committee.
Feriel Zerouki comentou sobre o trabalho do presidente cessante: “Edward serviu o WDC com distinção, representando obedientemente os interesses dos nossos membros e diversas partes interessadas durante um período em que o setor passou por eventos sem precedentes.”
“A sua determinação de agir sempre com probidade e, ao mesmo tempo, proteger a integridade dos diamantes e a sua cadeia de valor têm sido uma inspiração pessoal para mim. Estou empenhada em defender esses princípios e, em particular, o apelo consistente de Edward de não deixar ninguém para trás, que continuará a ser um princípio fundamental do WDC”, acrescentou Zerouki.
Durante a reunião foi ainda aprovada a eleição de Ronnie Vanderlinden como novo vice-presidente do conselho que, de acordo com o estatuto da organização, será o próximo presidente quando Feriel Zerouki terminar o seu mandato.
Anoop Mehta, da Bharat Diamond Bourse, foi nomeado tesoureiro, cargo previamente desempenhado por Ronnie Vanderlinden; e Udi Sheintal, que promove a indústria de diamantes em Israel, continuará a ser secretário do World Diamond Council.

Imagem: World Diamond Council
A nova presidente reforçou que a associação pode desempenhar “um papel unificador dentro do Processo Kimberley (KP), em parte porque cruza linhas geográficas e industriais, incluindo produtores, fabricantes e revendedores brutos e retalhistas de jóias em mercados em todo o mundo”.
“Todos nós – participantes e observadores – temos interesse no sucesso do KP e do Esquema de Certificação do Processo Kimberley, e em garantir que recebam os meios para proteger a cadeia de distribuição de diamantes no futuro”, salientou Ferouki.
A presidente irá liderar a delegação do WDC na próxima reunião do Processo Kimberley, que terá a duração de cinco dias e começará no dia 21 de Maio, em Victoria Falls, no Zimbabué.
Fonte: World Diamond Council, LinkedIn de Feriel Zerouki