Inicialmente, o evento estava previsto para as datas de 12 a 14 de Maio.
A exposição é organizada com o apoio da Associação da Indústria de Jóias do Uzbequistão, em conformidade com o decreto do Presidente da República, como parte das “medidas para acelerar o desenvolvimento da indústria de jóias na República do Uzbequistão”.
Uma vasta gama de produtos acabados e equipamento da indústria da joalharia será apresentada aos visitantes na Feira de Jóias do Uzbequistão, tais como ouro, jóias de prata, jóias com diamantes, jóias com pedras preciosas, pérolas, jóias com pérolas, pedras semi-preciosas, jóias antigas, entre outros produtos.
Existe uma tendência crescente na indústria da joalharia no Uzbequistão.
Em Fevereiro de 2021, foi assinado o decreto presidencial “sobre medidas para criar condições favoráveis ao desenvolvimento futuro da indústria da joalharia”.
De acordo com o documento, as pedras preciosas e decorativas utilizadas pelos joalheiros estão isentas de direitos aduaneiros.
Segundo o mesmo documento, não é necessária a exigência de licença para a importação e exportação temporária de ouro, prata e outras matérias-primas necessárias para a criação de jóias.
O processo de venda de metais preciosos a fabricantes de jóias está também a ser feito com base num contrato directo, ou com uma condição de pagamento diferido (um adiamento no pagamento).
A venda de jóias nos mercados interno e externo através do comércio electrónico é permitida.
Os particulares são autorizados a exportar jóias no valor máximo de 10 000 dólares (cerca de 9 367 euros).
Outra medida é o facto de que as matérias primas, materiais e componentes (pérolas, diamantes, metais preciosos) não estarem sujeitos a direitos aduaneiros de importação, excepto no que diz respeito às taxas de desalfandegamento.
Fonte: Rough & Polished