Durante uma visita de trabalho à AGD Diamonds realizada pelo governador de Arkhangelsk, Alexander Tsybulsky, e pelo assistente do presidente da Federação Russa, Maxim Oreshkin, foi anunciada a decisão de continuar a explorar a céu aberto o depósito Grib durante aproximadamente mais quatro anos, informou o Rough & Polished.
O depósito, que foi descoberto em 1996, foi considerado pela Leibish a quarta maior mina diamantífera na Rússia e a sétima no mundo tendo em conta as suas reservas.
As reservas foram confirmadas em 2010, no valor de 76 milhões de toneladas de minério e a vida útil estimada do Grib é de mais de dez anos.
Mikhail Bakov, CEO da AGD Diamonds, declarou: “O projeto envolve a exploração a céu aberto de até menos 350 metros até o final de 2027. Estamos neste momento a decidir como continuar a trabalhar abaixo dessa marca e estamos a dialogar com o governo regional.”
O CEO acrescentou que ainda este ano a empresa irá encontrar uma solução e projetará a sua respetiva implementação.
A AGD Diamonds é a única empresa de diamantes na Rússia independente da Alrosa e responde por cerca de 10% de toda a produção nacional.
Os diamantes da AGD são geralmente vendidos em leilões nos principais centros de comércio mundiais de Antuérpia e do Dubai, através da divisão de vendas da Grib Diamonds.
Bakov referiu que neste momento a empresa também se dedica à exploração geológica em áreas próximas do depósito.
O governador da região salientou que, apesar dos problemas com acordos mútuos com países estrangeiros, a indústria de exploração de diamantes está a mostrar vários resultados promissores.
“Até agora, a empresa tem vindo a concentrar-se nos locais de comércio no Dubai para compensar os riscos aos quais estava exposta ao negociar nas bolsas europeias”, concluiu Alexander Tsybulsky.
Fontes: Rough & Polished, TAdviser, Leibish