O diamante castanho de 3,29 quilates. Imagem: Arkansas State Parks
David Anderson é o mais recente dono de um diamante que encontrou no dia 4 de Março, enquanto peneirava o solo húmido do West Drain da área de busca de diamantes de 37,5 acres (cerca de 15 hectares) no Parque Estadual Crater of Diamonds, nos Estados Unidos.
“A princípio pensei que fosse quartzo, mas perguntei-me a mim próprio por que era tão brilhante. Assim que lhe peguei, percebi que era um diamante”, contou David Anderson, que ficou a conhecer o parque, e as pedras preciosas que continha, enquanto assistia ao Travel Channel, em 2007.
A sua primeira visita ao parque foi nesse mesmo ano, e afirma que ficou viciado quando encontrou o seu primeiro diamante, branco e de 1,5 quilates.
Anderson já encontrou mais de 400 diamantes nos últimos 16 anos, 15 dos quais possuíam mais de um quilate.
Algumas das suas descobertas mais notáveis incluem um diamante amarelo de 3,83 quilates, numa visita de Dezembro de 2011, e uma pedra branca de 6,19 quilates, descoberta em Abril de 2014.
O diamante foi batizado de ‘B.U.D.’ (Big, Ugly Diamond, ou Diamante Grande e Feio) por Anderson, ao ter notado a sua superfície rugosa e que aparenta ter manchas castanhas.
David Anderson costuma vender os seus diamantes na região e planeia vender o recém-encontrado diamante da mesma forma.
Tayler Markham, a intérprete do parque, explicou que o ‘B.U.D.’ “tem um brilho metálico típico de todos os diamantes que são encontrados no parque, com uma superfície parcialmente reabsorvida e muitas inclusões”.
Os representantes do parque afirmam que as três cores mais comuns das pedras encontradas são branco, castanho e amarelo.
O ‘B.U.D.’ é o maior diamante que a equipa do parque registou desde Setembro de 2021, quando um visitante da Califórnia descobriu um diamante amarelo de 4,38 quilates.
Também é o maior diamante castanho descoberto no parque desde o ‘Kinard Friendship Diamond’, uma pedra de 9,07 quilates encontrada no Labor Day, equivalente ao Dia do Trabalhador, de 2020.
Este ano já foram encontrados e registados 124 diamantes no Crater of Diamonds. Estima-se que sejam descobertos em média um a dois diamantes por dia pelos visitantes daquele que é um parque único no mundo.
O parque estadual pode ser considerado uma mina de diamantes pública, em que todos os diamantes que os visitantes conseguirem encontrar são automaticamente seus.
Fonte: Crater of Diamonds State Park
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.