Os Estados Unidos fecharam a brecha que, durante quase dois anos, permitiu a importação de diamantes em bruto da Rússia, desde que tenham sido lapidados e polidos na Índia ou noutro lugar.
Uma nova Ordem Executiva da Casa Branca amplia as restrições existentes imediatamente para incluir diamantes e outros produtos russos “mesmo que esses produtos sejam transformados num terceiro país”.
O presidente Joe Biden assinou a ordem a 22 de Dezembro.
Os EUA impuseram uma proibição de importação de diamantes brutos da Rússia em 11 de Março de 2022, apenas duas semanas após a Rússia invadir a Ucrânia, mas deixaram a porta aberta, excluindo pedras que tivessem sido “substancialmente transformadas”.
As novas restrições foram anunciadas depois do G7 – do qual os EUA fazem parte – impor uma proibição aos diamantes russos, que entrará em vigor em 1 de Janeiro.
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmou em comunicado: “Estamos a enviar uma mensagem inconfundível: qualquer pessoa que apoie o esforço de guerra ilegal da Rússia está em risco de perder o acesso ao sistema financeiro dos Estados Unidos.”
Isso será um golpe para a indústria de diamantes da Índia, com os EUA a representar 45% de todas as suas exportações.
“Para reduzir as receitas da Rússia noutros setores, a Ordem Executiva também tornará mais difícil para produtos russos específicos entrarem nos Estados Unidos após serem modificados num terceiro país”, disse a Casa Branca em comunicado.
Fonte: Idex online