A National Retail Federation (NRF) e a Prosper Insights & Analytics divulgaram que os consumidores norte-americanos irão gastar mais de 7,8 mil milhões de dólares em jóias a propósito do Dia da Mãe.
As jóias continuam a ser um dos presentes mais populares oferecidos no dia comemorativo das mães e figuras maternais, e uma categoria em que os consumidores se mostram disponíveis em gastar mais.
O dia será celebrado no dia 7 deste mês em Portugal, enquanto nos Estados Unidos será a 14 de Maio.
A NRF prevê que os consumidores gastem mais de 7,8 mil milhões de dólares em artigos de joalharia e 35,7 mil milhões de dólares em geral.
O valor dos gastos totais em presentes representa um aumento de quase 4 mil milhões de dólares relativamente ao número, considerado recorde, do ano passado de 31,7 mil milhões de dólares.
“O Dia da Mãe oferece aos americanos a oportunidade de homenagear as mulheres importantes nas suas vidas. Enquanto as pessoas fazem planos para comemorar este ano, os retalhistas estão preparados para ajudar os compradores a encontrar presentes de agradecimento e de admiração para aqueles que desejam reconhecer neste dia especial”, afirmou o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay.
Os gastos esperados aumentaram em todas as categorias de presentes, e os presentes de jóias, aparelhos eletrónicos e roupas são os principais impulsionadores do crescimento este ano.

Imagem: NRF
“Os consumidores não só planeiam gastar mais nessas categorias de presentes, mas estão mais interessados do que nunca em presentear esses itens”, observou a NRF.
Os artigos de joalharia ocupam a primeira posição no pódio de presentes que representam um maior número de gastos, mas os três presentes mais populares para oferecer são flores (74%), cartões comemorativos (74%) e passeios especiais, como jantar ou brunch (60%).
Phil Rist, vice-presidente executivo de estratégia da Prosper, notou que a maioria dos consumidores decidiu comprar online no ano passado os seus presentes para o Dia da Mãe, porém este ano as lojas de departamento também têm sido bastante procuradas.
As compras em lojas online e aquelas feitas em lojas de departamento irão representar 34 por cento cada, e os consumidores também estão a planear fazer compras em lojas especializadas (30%), locais e de pequenas empresas (24%) ou em lojas de descontos (23%).
“Os presentes de experiência continuam a crescer em popularidade, com quase um terço das pessoas que comemoram o Dia da Mãe a planear dar um presente de experiência”, concluiu Phil Rist.
Fontes: NRF, GJEPC