Imagem: Associated Press
O segurança Munyaradzi Nkomo, da empresa Anjin Investments, envolvida na exploração de diamantes de Marange, foi preso após ter sido encontrado com 91 diamantes, no valor de milhares de dólares, que tentava contrabandear dos campos.
Os campos de diamantes de Marange são uma área de produção de diamantes em pequena escala em Chiadzwa, no distrito de Mutare, no Zimbabué.
Desde que foram descobertas as pedras preciosas nos campos, em 2006, que o local tem sido palco de inúmeros roubos e esquemas de contrabando de diamantes, estando inclusive envolvido em polémicas de tortura dos trabalhadores.
O diretor do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Mutare, James Mupfumi, explicou que “o fluxo ilícito de diamantes em Marange é sistemático e bem organizado”.
Relativamente à tentativa de contrabando do segurança, Moses Mukwada, presidente da Bocha Community Diamond Trust, acredita que “é necessário incentivar os trabalhadores de Anjin, porque são mal remunerados”.
Mukwada acrescentou que se continuará a encontrar esses problemas, visto que as brechas de segurança “estão para ficar”.
Entretanto, um comerciante de diamantes de forma ilegal perdeu 10 000 dólares americanos num assalto à mão armada, nos campos de diamantes de Marange.
O vendedor foi atraído para o local depois de receber uma chamada de um “sindicato” a requisitar um negócio de diamantes.
O comerciante foi acompanhado por um amigo que, ao se aperceber que era um assalto, tentou intervir, acabando por ser esfaqueado pelo grupo composto por quatro homens, de acordo com o relatório da polícia de Marange.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.