O anúncio foi feito no dia 1 de Novembro, mas a reunião na qual Edward Asscher foi nomeado, pelo conselho de administração, para o cargo de vice-presidente do Responsible Jewellery Council realizou-se no dia 6 de Outubro, em Londres.
Edward Asscher, que pertence a uma das famílias mais famosas do mundo diamantífero, dos Países Baixos, tem vindo a somar importantes cargos no seu currículo e, neste momento, está no seu segundo mandato enquanto presidente do World Diamond Council (o primeiro foi entre 2014 e 2016 e o segundo começou em Junho de 2020).
Sempre associado aos diamantes, é o fundador da Royal Asscher Diamond Company e co-fundador do Processo Kimberley. Já foi vice-presidente do Conselho Europeu de Fabricantes de Diamantes e presidente da Associação Internacional de Fabricantes de Diamantes (IDMA) e do Conselho Internacional de Diamantes (IDC).
Em relação ao seu mais recente cargo no RJC, Asscher comentou: “Confio que a minha longa experiência no setor contribuirá para atingir as metas [do RJC] e dos seus membros. Em particular, tenho um compromisso em termos de inclusão no RJC. Como presidente do World Diamond Council, estou bem ciente dos desafios envolvidos ao tentar representar todos os participantes da nossa indústria.”
Edward Asscher acrescentou ainda que “os padrões do RJC, os objetivos de sustentabilidade e os avanços na questão da diversidade vão contribuir para todos, tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas”.
Todavia, esta não foi a única nomeação do Responsible Jewellery Council. Marianne Zani, com mais de vinte anos de experiência na área e diretora de desenvolvimento e fornecimento de relógios e fine jewellery da Chanel, passará a fazer parte do conselho.
O presidente do conselho do RJC, David Bouffard, elogiou “as nomeações, que representam acréscimos significativos à força do conselho já com imensa experiência”.
Ao falar em particular sobre cada recém-nomeado, Bouffard refere que: “Edward traz uma carreira notável e abrangente na indústria de jóias para a nossa liderança executiva no conselho; e Marianne traz um tremendo conjunto de experiências e insights de uma das principais marcas de luxo do mundo. A nossa diretoria nunca foi tão forte, comprometida e dinâmica.”