Inesita Capó e Äfet Burcu Salargil. Imagem: itajewelry.com
Inesita Capó e Äfet Burcu Salargil amigas desde os tempos da faculdade decidiram, 20 anos mais tarde, unir as suas culturas de Porto Rico e da Turquia, e gravá-las na História através da joalharia, uma paixão que as une.
Quando Inesita Capó visitou a amiga Äfet Burcu na Turquia surgiu a ideia da criação da marca, devido ao espírito empreendedor e à formação sólida em design de Äfet.
Através das suas culturas e viagens, que as inspiram, criaram o projeto em 2019.
As suas peças são a personificação de estórias míticas, espiritualidade, mas também de objetos ancestrais, tais como artefatos das Caraíbas e bazares turcos e têm como valores a alegria e a amizade.
As jóias são um meio para transmitir sentimentos sem palavras, como o amor que se nutre numa amizade, declararam as representantes da marca.
As duas amigas conheceram-se quando estavam a estudar na Universidade de Syracuse, em Nova Iorque, e afirmam que o clique foi imediato, realçando ainda que os alunos de Porto Rico e Turquia sempre se deram muito bem, como se algo nestas culturas se interligasse de forma orgânica e natural.
Em comum têm o amor pela família e as especiarias, assim como a hospitalidade. Ambas as culturas se esforçam para receber bem as pessoas. Ao nível das jóias, gostam de peças únicas que evidenciem a individualidade.
Já a cor é um conceito que distingue as culturas, uma vez que, segundo as donas da marca, os turcos gostam de cores mais suaves, enquanto os porto-riquenhos preferem verdes, laranjas e azuis.
No que diz respeito aos materiais, têm preferência pelo ouro amarelo e granadas vermelhas que dão um sentido mais terrestre às peças, mas também aplicam diamantes nas suas peças.
Acreditam veementemente que a amizade e o respeito são a base que se reflete nos seus designs, pois a marca tem como base as ligações humanas e a partilha de sentimentos.
Sentem que o sector da joalharia é difícil, requer muita energia e capacidade de reinvenção, mas apoiam-se muito mutuamente, mesmo à distância.
A entrada nos mercados de Porto Rico e Istambul foi bem-sucedida, apesar da agitação associada aos países, e agora segue-se o desafio do mercado norte-americano e global.
Fontes: Rapaport e itajewelry.com
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.