O Swiss Gemmological Institute (SSEF) e a empresa de robótica UNIMEC SA, também com sede na Suíça, anunciaram o lançamento de uma nova versão do dispositivo Automated Diamond Spectral Inspection, o ASDI-500.
O dispositivo é capaz de filtrar grandes quantidades de diamantes melee (pequenos e incolores) redondos e polidos, detetando e fazendo a distinção entre diamantes criados em laboratório, também conhecidos como sintéticos, ou imitações e os diamantes naturais.
Quando foi lançado há oito anos, o ASDI foi o primeiro dispositivo com capacidade de filtrar automaticamente grandes lotes de diamantes incolores.
Foi desenvolvido para proteger a integridade da indústria suíça de relógios e jóias em que tinha o dever de garantir que, diamantes sintéticos e imitações, cuja verdadeira natureza não era divulgada, não fossem vendidos como diamantes naturais.
Antes do lançamento desta nova versão do dispositivo, nenhuma solução de autenticação automatizada estava disponível para diamantes melees. Portanto, o ASDI-500 é actualmente o único sistema em operação que tem o grau de precisão para trabalhar com pedras bastante pequenas, desde 0,5 mm a 3,80 mm de diâmetro, por exemplo.
Além disso, é capaz de operar a uma velocidade média única, ao classificar 700 pedras por hora. A máquina pode detetar todos os diamantes criados em laboratório incolores, quer através do método HPHT, quer através da CVD, e imitações de diamante.
O ASDI-500 vai ser oficialmente apresentado no GemGenève International Gem and Jewellery Show, que acontecerá entre os dias 3 a 6 de Novembro deste ano, em Genebra, na Suíça.

Imagem: SSEF