Categories: DestaquesExploração

Diamcor recupera segundo diamante especial do ano

Com o processamento do material da pedreira no Projeto Krone-Endora em Venetia, na África do Sul, a Diamcor Mining recuperou um diamante bruto de 45,15 quilates de qualidade de gema.

Esse diamante insere-se na categoria Especiais, ou seja, possui mais de 10,8 quilates, seguindo o diamante bruto também de qualidade de gema de 72,53 quilates que foi anteriormente recuperado, anunciado no dia 21 de Fevereiro pela empresa.

No recente comunicado a Diamcor observou ainda a importância que essa recuperação e a produção do seu projeto diamantífero terão nas suas receitas.

“A recente recuperação de outro diamante bruto de 45,15 quilates de maior qualidade proporcionará uma maior receita durante o período e é uma confirmação adicional do potencial do projeto para continuar a recuperar esses diamantes brutos maiores”, declarou Dean Taylor, CEO da Diamcor.

Espera assim que a recuperação do segundo grande diamante bruto de qualidade de gema, em conjunto com a venda pendente de cerca de 2 000 quilates adicionais que serão vendidos num leilão privado se reflitam de forma positiva nas receitas e compensem os volumes de processamento que tem verificado estarem abaixo do previsto.

A diminuição dos volumes de processamento está associada aos cortes de energia recorrentes na África do Sul.

A Diamcor está neste momento a avançar no processo de instalação de sistemas de energia suplementar com o objetivo de mitigar o impacte negativo a longo prazo das habituais falhas de eletricidade no projeto.  

A instalação desse sistema está prevista ser concluída no final do próximo trimestre fiscal da empresa.

“Esperamos que a implementação a curto prazo dos sistemas de energia backup remova as limitações atuais nos volumes de processamento e que regresse o nosso foco relativamente aos esforços destinados a expandir o nosso conhecimento dos depósitos com potencial nas áreas maiores do projeto”, acrescentou Dean Taylor.

A empresa acredita também que terá fortes resultados nas vendas deste trimestre, auxiliados pelo aumento médio do dólar por quilate no mesmo período.

Afirmou que a combinação da “percentagem relativamente alta de diamantes com qualidade de gema recuperados até ao momento, juntamente com a recente recuperação de dois grandes diamantes brutos especiais com qualidade de gema, terá um impacte positivo no dólar médio por quilate no período atual”.

Foram vendidos 1 538,62 quilates de brutos em leilões privados e vendas regulares no presente trimestre, que geraram receitas brutas no valor de 980 696,08 dólares americanos e elevaram o preço médio por quilate para 637,39 dólares.

Os diamantes brutos adicionais recuperados antes de 31 de Março serão vendidos num leilão privado ainda durante o período ou serão mantidos como stock disponível no final do período e leiloados no próximo trimestre.

Fonte: Diamcor Mining

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.