Diamantes redondos menos procurados e coloridos em alta

No relatório de preços publicado pelo International Diamond Exchange (IDEX) a dar conta das tendências no mercado diamantífero, do dia 1 de Novembro, é possível verificar que alguns diamantes estão a registar uma queda nos preços, enquanto com outros acontece o oposto.

spot_img

O IDEX Price Report (relatório de preços) para 1 de Novembro, publicado pelo IDEX Online, revela que existe uma tendência geral “decrescente, apesar de haver alguns casos de aumento de preços entre alguns tamanhos”.

Os consumidores estão a gastar menos, facto este que se traduz no preço dos diamantes. O relatório também chegou à conclusão de que os consumidores estão a comprar pedras preciosas mais pequenas ou maiores com cores e clarezas consideradas menores.

Em relação aos diamantes redondos, os de 0,4 a 1,24 quilates sofreram quedas nos preços, mas alguns desses tamanhos tiveram aumentos de acordo com a cor e clareza que possuem, nomeadamente aqueles com as cores D e E e clareza VS2.

Os diamantes coloridos (fancy) foram os que registaram “de forma geral um movimento mais ascendente do que descendente” em relação aos preços, especialmente os de 1,25 a 5,99 quilates.

A mesma plataforma divulgou ainda outro dado do mercado, em particular sobre os diamantes polidos. O Índice de Preços [de diamantes] Polidos do IDEX referiu que houve uma contínua queda destes diamantes, praticamente em linha reta, pelo sétimo mês consecutivo, em Outubro. Nesse mês diminuiu 1,8 por cento, um número um pouco inferior aos 2,34 por cento de Setembro, mas ainda assim a segunda maior queda desde Abril.

O Índice começou a descer no início do mês de Março. Em termos comparativos, a queda foi de 2,1 por cento em Abril, 0,69 por cento em Maio, 1,18 por cento em Junho e 2,05 por cento em Julho.

Os únicos dois meses em que se verificaram aumentos acentuados foram em Janeiro e Fevereiro, na ordem dos 5,67 por cento e 4,14 por cento, respetivamente. 

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES