Diamantes polidos registam descidas vertiginosas em Setembro

O comércio de diamantes polidos foi menor do que o habitual em Setembro, uma vez que a incerteza económica dos EUA e a desaceleração na China afetaram os compradores.

spot_img

Os revendedores passaram o mês de Setembro cautelosos, porque os preços dos polidos continuavam a cair, segundo o businesswire.com.

O índice RapNet Diamond para diamantes polidos de 1 quilate caiu 3,8% no mês que passou, tendo sofrido uma queda de 9,7% no terceiro trimestre. também se registou uma queda de 3%, a contar desde o início do ano, no dia 1 de Outubro.

Contudo, os níveis de stock de polidos permanecem altos, apesar da queda que se tem vindo a registar nos brutos desde Março, após terem sido aplicadas sanções à mineradora russa, Alrosa.

Nem tudo são más notícias e o RapNet registou um aumento no stock de diamantes das empresas que chegou a 1,88 milhões no dia 1 de Outubro, um aumento de 10% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O stock cresceu à medida que o comércio desacelerou no terceiro trimestre e as grandes compras de brutos por parte dos fabricantes no final de 2021 e no início de 2022, também contribuíram para o acumular destas pedras.

A procura de diamantes em bruto, caiu em Setembro. Os fabricantes têm stock suficiente para aguentar até ao feriado indiano, o Diwali, dia 24 de Outubro, altura em que são oferecidos bastantes diamantes e isso mexe muito com o mercado.

A De Beers manteve os preços dos brutos estáveis ​​em Setembro, com essas pedras a serem vendidas no mercado secundário, uma vez que os preços caíram em leilões de brutos, porque os compradores deixaram grandes quantidades de mercadorias por comprar.

A feira, Jewellery & Gem World Singapore, que aconteceu em Setembro, impulsionou o mercado no Extremo Oriente. No entanto, a procura chinesa continuou fraca, uma vez que os consumidores ainda estão mais recatados com as contínuas restrições devido à Covid-19.

Os joalheiros dos EUA estão otimistas para a temporada de festas que se aproxima, mas hesitam em comprar mais stocks enquanto os preços dos polidos continuarem a cair. Por sua vez, os revendedores vão recebendo mais mercadorias e exigem prazos de entrega mais curtos aos fornecedores.

A Mastercard estima que as vendas de jóias vão aumentar 2,2% nos meses de Novembro e Dezembro.

Para muitos países, a temporada de festas começa em Outubro, porque muitos compradores fazem compras antecipadas para evitar a correria de última hora. Os joalheiros estão apostados em melhorar as suas propostas de vendas, combinando plataformas digitais e em loja, e aproveitando o inventário online dos seus fornecedores. Esta adaptação e “crossover” entre o digital e o físico responde ao desejo dos consumidores por maior conveniência e uma experiência de compra mais interativa.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES