Categories: CuriosidadesDestaques

Diamantes negros ou carbonizados

Os diamantes negros também são conhecidos como diamantes carbonizados e os gemologistas acreditam que se formaram provavelmente no espaço sideral e trazidos para a Terra por meteoritos. Os diamantes formados no nosso planeta exibem normalmente uma estrutura cristalina, enquanto os diamantes carbonizados, na sua forma natural e não polida, têm uma superfície irregular que se assemelha ao carvão.

São também diferentes de outros diamantes coloridos porque não obtêm a sua cor a partir de vestígios de nitrogénio, hidrogénio ou boro na composição química da gema. Em vez disso, os diamantes negros devem a sua cor a inúmeras inclusões escuras, principalmente grafite. A sua opacidade é causada por uma estrutura policristalina que inibe a reflexão da luz.

Esses diamantes são também conhecidos por serem mais resistentes do que os convencionais.

Leibish Polnauer, fundador da Leibish & Co. disse que “os diamantes negros naturais são extremamente difíceis de cortar e polir”. “São extremamente duros e muitas vezes estragam as rodas usadas para os polir”, acrescentou.

Um diamante bruto é cortado e moldado numa roda de polimento, onde um grande disco de pedra coberto por uma camada de pó de diamante solidificado gira e lixa o diamante em rajadas curtas.

Polnauer explicou que os cortadores de diamantes usam pó de diamante nas suas rodas de polimento porque o único material que pode ser usado para cortar mecanicamente um diamante, é outro. Mesmo assim o pó de diamante usado nessas rodas normalmente não é suficiente para os diamantes negros.

“Os diamantes negros contêm nós duros que corroem o pó de polimento, forçando os cortadores a reabastecer o pó com mais frequência do que ao polir outros tipos de diamantes”, explicou Polnauer. “Essas pedras são incrivelmente preciosas, absolutamente lindas e consideradas bastante valiosas. Ainda assim, mesmo com todo o mistério em torno dos diamantes negros, essas pedras são mais acessíveis do que a maioria dos outros diamantes coloridos naturais”, acrescentou.

Os diamantes carbonizados são encontrados em apenas dois lugares no nosso planeta, Brasil e República Centro-Africana.

Em 2004 foi descoberto o maior diamante negro de sempre, “o Enigma”. Uma jóia com 55 faces e que pesa 555,55 quilates. Em 2006 entrou oficialmente para o Guinness Book of World Records como o “Maior Cut Fancy Black Diamond” do mundo.

Não se sabe ao certo a sua origem, apenas existem teorias, incluindo que foi trazido para a Terra por um asteróide.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.