Imagem: Jeweller Magazine
A Fancy Color Research Foundation (FCRF) anunciou os resultados do Q1 2023 Fancy Color Diamond Index (FCDI) que indicam que o preço médio dos diamantes com cor aumentou 1,3% no primeiro trimestre de 2023, aplicando-se a todos os tamanhos.
Segundo o comunicado de imprensa da FCRF, esta subida contrastou com a tendência trimestral dos diamantes brancos, que teve uma queda de 2,8% no período trimestral e de 17,6% no período correspondente aos 12 meses anteriores.
No primeiro trimestre de 2023, os diamantes amarelos apresentaram uma valorização mais notável, de 2,1%, sendo que os cor-de-rosa aumentaram 1,1% e os azuis 0,2%.
Segundo o comunicado de imprensa, os diamantes amarelos subiram globalmente “2,1% no 1T (6% no TTM), liderado por um aumento de 2,5% na categoria Fancy Vivid, e 2,0% na categoria Fancy Intense. O maior aumento foi evidente na categoria Fancy Vivid 10 ct (4,8%)”.
Já nos diamantes cor-de-rosa, o aumento em geral foi de 1,1%, impulsionado principalmente pelas categorias Fancy Vivid e Fancy Intense, que subiu 1,3%. “A categoria Fancy ficou bastante estável, subindo apenas 0,3%. Curiosamente, o Fancy 1,5 ct foi a única categoria que apresentou desvalorização (-1,2%)”, de acordo com os dados do comunicado.
No sector dos diamantes azuis, os preços quase permaneceram inalterados no primeiro trimestre de 2023, com um aumento de 0,2%, sendo que a categoria Fancy Vivid, com uma subida de 0.6% superou as categorias Fancy, que teve mais 0,2%, e Fancy Intense, que diminuiu 0,4%. “O Fancy Vivid 3 ct e o Fancy 2 ct apresentaram a maior subida, de 1,9% e 1,7% respetivamente. O resultado mais fraco foi evidente no Fancy 1 ct (-1,4%)”, como indicado no relatório.
O membro do Conselho de Administração da FCRF, Ephraim Zion, afirmou que “os aumentos de preços refletem a forte procura de diamantes amarelos no mercado, bem como a forte concorrência nos concursos de diamantes em bruto. Apesar de algumas quedas neste trimestre nos preços dos (diamantes) brancos, os diamantes Fancy continuam a mostrar uma procura estável.”
Fontes: Rough & Polished e fcresearch.org
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.