Categories: DestaquesLeilões

Diamante rosa retirado de leilão faz parte de esquema de roubo

Aquele que já foi considerado a estrela do leilão da Christie’s, um diamante rosa Fancy Vivid de 13,15 quilates e em forma de esmeralda, previsto ser vendido por 35 milhões de dólares americanos, é agora um dos protagonistas de um esquema que envolveu o roubo de jóias no valor de 90 milhões de dólares.

Foi apresentada uma queixa no dia 21 de Novembro onde se alegou que o roubo das jóias ocorreu entre Junho e Agosto deste ano, depois de uma pessoa que trabalhava para um rico que mora em Doha, no Catar, procurar um médium, chamado John Lee, para que fossem “purificadas”.

Os documentos do tribunal dão conta de que o suposto médium vivia entre os Estados da Flórida e de Nova Jérsia e tinha na sua posse cerca de dezassete jóias com pedras preciosas, desde diamantes a rubis e também safiras.

Os artigos que fizeram parte do esquema incluem ainda um diamante branco de aproximadamente 42 quilates, dois diamantes grandes canary (amarelos) e um colar com cerca de 150 diamantes.

Lee foi preso e está a ser acusado de fraude eletrónica, fraude postal e transporte interestadual de mercadorias roubadas. O caso está a ser investigado pelo Gabinete do Procurador dos EUA no Distrito Médio da Flórida.

O famoso diamante rosa foi identificado por um comerciante de diamantes que pediu uma exibição privada, uma vez que sabia quem seria o seu verdadeiro dono, de acordo com o documento do tribunal.

O comerciante viu o diamante e confirmou que pertencia à pessoa que julgava ser a proprietária, em Doha. Logo de seguida, agentes federais tomaram posse do diamante, levando assim à sua retirada no leilão.

A casa de leilões afirmou não saber de que se tratava de um diamante roubado e confirmou que está a cooperar com as autoridades.

No entanto, um representante da Christie’s acrescentou: “não comentamos investigações que estão em andamento e das quais não fazemos parte.”

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.