Imagem: Johnny (Chak Wan) Leung/GIA
O laboratório de Hong Kong analisou um diamante criado em laboratório de 34,59 quilates, considerado o maior de todos que já foram testados por aquele instituto até à data.
A pedra com corte esmeralda, cor G e clareza VS2 foi produzida pela Ethereal Green Diamond, na Índia, através do processo de deposição química de vapor (CVD).
De acordo com o GIA, foram encontradas pequenas inclusões de grafite preto no diamante, que se insere na classificação do tipo IIa, pois não revelou nenhuma absorção relacionada com nitrogénio.
“O grande diamante representa um marco no processo CVD. Diamantes que são extraídos das minas com tamanho e qualidade semelhantes são muito raros. Continuaremos a monitorar os desenvolvimentos na tecnologia de fabrico de diamantes para garantir que todos sejam devidamente identificados nos laboratórios do GIA”, informou o instituto.
O maior diamante de laboratório criado através de CVD avaliado pelo Gemological Institute of America, em 2022, tinha 16,41 quilates e foi produzido pela Shanghai Zhengshi Technology.
O “Pride of India”, o diamante criado em laboratório que estabeleceu o recorde de maior de sempre e testado pelo International Gemological Institute (IGI), no ano passado, também foi concebido pela mesma empresa do diamante agora testado pelo GIA.
Fontes: GIA, Rapaport, IGI
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.